Personificação

Atividades

  1. Leia para os alunos o poema “Meus oito anos” que se encontra no menu “Coletânea”. Projete o poema de Casimiro de Abreu pelo datashow e peça aos alunos que observem os sublinhados:
  2. O céu bordado d’estrelas,
    A terra de aromas cheia,
    As ondas beijando a areia
    E a lua beijando o mar!

  3. Converse com os alunos sobre o sentido da estrofe, particularmente das expressões sublinhadas e dos versos em que se encontram. Leve-os a identificar a metáfora do verso inicial: o modo como as estrelas enfeitam o céu se assemelha a um bordado. Isso é dito sem emprego de um termo comparativo.
  4. Depois questione: ondas e lua dão beijos? Nos dois versos finais aparece outro tipo de figura: personificação. Atribui-se comportamento humano a elementos da natureza.
  5. Mostre como as figuras deixam os versos mais significativos. Se o poeta dissesse apenas que “havia muitas estrelas no céu”, “as ondas se aproximavam da areia” e “a lua refletia sua luz no mar”, os versos não seriam tão sugestivos e poéticos. Do modo como foi construída a estrofe, a natureza é valorizada pelas figuras que indicam dinamismo, vida, contato entre os elementos.
  6. Peça aos alunos que procurem, no mural da classe ou no blog da turma, outros versos que apresentem comparações, metáforas ou personificações.