Outras memórias

Atividades

  1. Pergunte ao grupo quais foram as semelhanças e as diferenças que eles perceberam entre o texto de Antonio Gil Neto e os trechos de Fernando Sabino e João Ubaldo Ribeiro, reproduzidos e discutidos na Oficina 5.
  2. Inicialmente, ressalte as semelhanças:
    • Trata-se das memórias do sr. Amalfi, de Fernando Sabino e de João Ubaldo Ribeiro.
    • Os textos foram escritos em primeira pessoa, e a estrutura deles também é semelhante.
  3. Peça também ao grupo que observem as marcas linguísticas e os recursos utilizados pelo narrador para conduzir e envolver o leitor na história. Destaque e comente, por exemplo, o efeito provocado pelo terceiro parágrafo do texto de Antonio Gil: “Esse cheirinho de café pendurado no vento leve conduz a meu tempo mais antigo…”. Ao fazer esses comentários, você poderá projetar o texto.
  4. Depois, chame a atenção para as diferenças:
    • Releia com a turma os dois primeiros parágrafos e o último do texto de Antonio Gil e peça-lhes que observem quem é o narrador desses trechos.
    • Retome a informação sobre a autoria do texto. Ressalte que nas memórias de Fernando Sabino e de João Ubaldo Ribeiro eles são, ao mesmo tempo, autores, narradores e personagens. Em Como num filme, Antonio Gil é autor e narrador e o sr. Amalfi, narrador e personagem.
    • Peça à classe que observem a passagem do segundo para o terceiro parágrafo e percebam que o “eu” que diz “Esse cheirinho de café pendurado no vento leve conduz a meu tempo mais antigo” já não é o autor do texto, Antonio Gil, mas é como ele conta para o leitor ou leitora as histórias que ouviu do sr. Amalfi. Nesse momento, Antonio Gil assume o lugar do sr. Amalfi e fala por ele.
    • Em seguida, peça à turma que observe a passagem do penúltimo para o último parágrafo e perceba como Antonio Gil retoma a palavra para concluir o texto. Enfatize que permanece um narrador em primeira pessoa, mas, no último parágrafo, como nos dois primeiros, quem fala é o narrador-testemunha, não o narrador-personagem cujas memórias foram lidas por vocês.
  5. Solicite aos alunos que observem o uso das aspas antes de iniciar o terceiro parágrafo e ao terminar o penúltimo. Pergunte qual a função desse sinal de pontuação no texto de Antonio Gil Neto. Diga-lhes que, entre outras funções, as aspas são utilizadas para indicar que se trata de uma citação da palavra do outro. Acrescente que Antonio Gil usa esse recurso para enfatizar o momento do texto em que ele, narrador-testemunha, “passa a palavra” para o narrador-personagem do texto. Destaque que esse recurso também poderá ser utilizado por eles ao escrever o texto de memórias.
  6. Finalmente, releia para a turma os parágrafos 20, 21 e 22 para destacar a passagem do passado para o presente. Faça perguntas para que reconheçam como esse movimento ocorre. Destaque a mudança do tempo verbal e a presença da expressão “agora” na terceira linha do parágrafo 21. Comente que com essa estratégia o autor do texto “retoma a palavra” sem provocar uma quebra no relato.
  7. Para finalizar, retome o título do texto e converse com a turma sobre os efeitos provocados por essa escolha do autor e como ela orienta o olhar do leitor. Esse é um bom momento para enfatizar a importância da escolha do título do texto que será produzido pelos alunos.