Qual o papel das rimas?

Atividades

Nesta atividade, a turma vai compor um texto coletivo. Não se trata de uma simples colagem de frases. O texto deve fazer sentido e ser harmonioso.

  1. Para iniciar, diga à turma que irão ler trechos de dois poemas: “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Otávio Roth; e “Doze coisinhas à toa que nos fazem felizes (À moda de Otávio Roth)”, de Ruth Rocha. Leve-os a observar que a poeta homenageia o poeta, anunciando retomar seu estilo. Apresente os dois títulos, e, antes de ler os versos, peça-lhes que falem de “coisinhas à toa” que lhes deixam felizes. Talvez alguns mencionem coisas grandes e importantes, como ganhar na Loteria Federal, viajar, a paz no mundo. Comente que os títulos remetem à simplicidade do dia a dia e insista para que pensem também em coisas simples, além das essenciais. Conheça mais poemas de Ruth Rocha por meio do DVD “Casa da Ruth”, com músicas de Helio Ziskind e interpretação da cantora Fortuna.
  2. Os dois tipos de “coisa” estão presentes em nossa vida. Divida uma cartolina ao meio: de um lado, escreva as coisas simples sugeridas pelos alunos; do outro, as grandes e importantes.
  3. É importante que o professor ou professora registre as falas da turma; pode-se criar um cartaz, montar um Powerpoint, ou ainda fazer um varal de tiras de papel com as coisas simples e as coisas importantes levantadas.
  4.  

    Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.

    […]

    Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo.

    […]

    Otávio Roth. Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. São Paulo: Ática, 1994.

     

    Doze coisinhas à toa que nos fazem felizes (À moda de Otávio Roth) […]

    Ver gelatina tremendo no prato

    Nadar depressa usando pé de pato

    Mostrar a língua pra tirar retrato

    Ruth Rocha, in: Toda criança do mundo mora no meu coração. São Paulo: Salamandra, 2007.

  5. Converse com os alunos e alunas sobre os versos lidos. Eles e elas devem perceber que é apresentada uma espécie de lista poética, marcada por rimas externas e também internas.
  6. Observe nos versos do quadro “Rimas internas e externas”, as rimas em –ela e em –ingo estão tanto no interior quanto no final dos versos: as internas e as externas são semelhantes.
  7. Nos versos de Ruth Rocha, também há rimas externas e internas, mas elas não são semelhantes: internas em -ar e externas em -ato:
  8. Ver gelatina tremendo no prato

    Nadar depressa usando pé de pato

    Mostrar a língua pra tirar retrato

  9. Você pode projetar os versos e grifar – por meio da ferramenta “grifo” deste Caderno – as rimas junto com eles. Instigue-os com perguntas:
    • Por qual razão Ruth Rocha e Otávio Roth teriam feito essa escolha?
    • Esse recurso poderia favorecer a unidade do verso, da estrofe, do poema?
  10. Em seguida, peça para observarem a pontuação de cada grupo de versos. Otávio Roth emprega um ponto-final, no fim de cada verso. Dentro deles, são enumeradas três “coisinhas”, separadas uma da outra por vírgulas.
  11. Ruth Rocha enumera uma coisinha por verso e não emprega sinais de pontuação. Comente a diferença de ritmo: alongado e lento, nos versos de Otávio Roth; ágil e curto nos de Ruth Rocha.
  12. Comente o diálogo entre os dois poemas, isto é, a intertextualidade, que pode ocorrer de duas maneiras: a paráfrase, que retoma um texto com o mesmo ponto de vista do original; e a paródia, que o faz, deslocando o seu sentido, em tom bem-humorado, brincalhão ou crítico. Pergunte se os versos de Ruth Rocha parafraseiam ou parodiam os de Otávio Roth. Leve-os a notar o verso final “mostrar a língua pra tirar retrato”. Mesclam-se a homenagem, a brincadeira, o bom humor.
  13. Proponha-lhes transcrever as “coisinhas” na lousa dividida ao meio: de um lado, coisas simples e cotidianas; de outro, as mais abrangentes. A atividade é semelhante à realizada anteriormente, agora retomando os versos que acabaram de ler.
  14. Ao retomar os versos que acabaram de ler, converse sobre as coisas simples do cotidiano e sobre as mais amplas. As expressões dos versos de Otávio Roth que devem figurar entre as ABRANGENTES, por envolver o grupo social, são as seguintes: almoço de domingo [reuniões familiares] e herói que fuma cachimbo. Já em Ruth Rocha, prevalecem as coisas simples, do dia a dia, uma delas marcada pela irreverência (“mostrar a língua pra tirar retrato”). O termo “pra” da linguagem informal combina com as coisas do cotidiano.