O processo para identificar assunto, personagens, ideias e emoções provocadas

Atividades

  1. Divida a classe em pequenos grupos e proponha a leitura de uma das crônicas sugeridas abaixo e disponíveis no menu Textos:
    • “A Rua do Ouvidor” (1878), Joaquim Manuel de Macedo;
    • “Falemos das flores” (1855), José de Alencar;
    • Ser brotinho (1960), Paulo Mendes Campos;
    • “Catadores de tralhas e sonhos” (2015), Milton Hatoum;
    • “Conformados e realistas” (2008), Tostão;
    • “Quem tem medo da mortadela” (1995), Mário Prata;
    • “Do rock” (2009), Carlos Heitor Cony;
    • “A arte de ser avó” (2005), Rachel de Queiroz.
  2. Se tropeçarem em alguma palavra ou expressão ao lerem a crônica, os alunos devem procurar o seu significado no dicionário (se desejar, utilize um dicionário virtual). Depois da leitura, cada grupo discutirá entre si as seguintes questões:
    • Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou?
    • A linguagem era atual?
    • Qual o assunto?
    • Qual a personagem ou personagens?
    • O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora?
  3. Convide cada grupo a retomar a sua crônica, procurando identificar o assunto; a época em que foi escrita; a relação entre o tema e a linguagem usada pelo autor, refletindo o espírito e a realidade do seu tempo.
  4. Analise ainda o jeito de narrar que o cronista utilizou para captar o acontecimento e provocar reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério, compenetrado; usou humor, fez rir; foi irônico, insinuando que as palavras dele significavam o contrário do que diziam; ou valeu-se de lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas.
  5. Após essa discussão, organize uma roda de conversa em que um representante de cada grupo possa apresentar comentários. Em seguida, faça um quadro em papel kraft (ou na lousa) e preencha os campos junto com a turma. Veja como fazer, utilizando o quadro “Análise de uma crônica”. Também é possível realizar esta atividade por meio da ferramenta Padlet, um mural virtual em que o aluno tem a possibilidade de incorporar textos, áudios e vídeos em recados autocolantes digitais.

Para saber mais

Para saber mais

Os recursos de uma crônica

Todas as atividades das oficinas visam prepará-los para que façam bonito na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e, o que é mais importante, brilhem na escola e na comunidade com a sua própria coletânea de crônicas. Nesta Oficina 2, por exemplo, eles puderam continuar observando a linguagem e os recursos usados por alguns dos melhores escritores brasileiros na construção do humor, da ironia, do lirismo ou da crítica. E por quê? Para aprender a usar esses recursos em crônicas sobre a cidade e o bairro onde vivem. Quando chegar à Oficina 10, eles serão escritores capazes também de captar um acontecimento, narrar um episódio do dia a dia, expressar ideias, sentimentos, emocionar, rir, provocar reflexões e conversar com o leitor por meio da escrita.

Lembrete

  • Para melhor compreender um texto, é preciso saber em que situação de comunicação ele foi produzido: “Quem é o autor? Para quem ele escreveu? Em que veículo ele publicou a crônica (jornal, revista, internet, livros)?
  • Crie um espaço de leitura bem convidativo. Que tal deixar sempre disponíveis jornais, revistas e livros de crônicas? Você sabia que muitos livros do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) trazem crônicas?
  • Outra coisa: mural e varais precisam estar sempre atualizados, com indicações de leitura, resenhas de livros, apreciações das crônicas lidas ao longo do trabalho, fotos pitorescas. Convide uma equipe de voluntários, entre os alunos, para se responsabilizar por essa organização!
  • Para que os alunos percebam que a crônica pode divertir, sensibilizar, humanizar e permitir uma convivência íntima com a palavra, você precisa estimulá-los a exercitar-se na leitura, aprendendo com os campeões do ofício. Peça aos alunos que façam pesquisas; indique livros, jornais, revistas e sites em que possam pesquisar.
  • Combine com eles para trazer as crônicas encontradas na aula seguinte. Para auxiliar na pesquisa, indique-lhes os sites da relação abaixo:

www.dominiopublico.gov.br
www.releituras.com
www.jornaldepoesia.jor.br