O mundo do futebol

Os alunos já devem ter lido ou ouvido crônicas sobre futebol. Talvez, na pesquisa que fizeram ao final da oficina 3, tenham encontrado algum material sobre esse assunto. Se esse for o caso, peça-lhes que comentem as crônicas encontradas.

Você também pode aproveitar a oportunidade para assistir com a turma ao vídeo “O futebol imortal de Nelson Rodrigues

Para escrever – ou entender bem – uma crônica em que o tema seja futebol, dominar o jargão específico pode ajudar. Veja as atividades sugeridas.

Atividades

  1. Escreva em cada cartão branco uma das palavras do quadro Jargões do Futebol. O objetivo é mostrar aos alunos que palavras do cotidiano podem ter outro significado no jargão futebolístico.
  2. Para saber mais

    Jargões do Futebol

  3. Divida a turma em pequenos grupos de forma que em cada um deles haja pelo menos um aluno que goste de futebol.
  4. Distribua para cada grupo cinco cartões com as palavras do universo do futebol e um dicionário. A tarefa será: primeiro, conversar e conhecer o significado dessas palavras no dia a dia e no futebol. Por exemplo, chocolate: produto alimentício de cor marrom, sólido, pastoso ou em pó, que tem como matéria-prima o cacau; e chocolate: goleada, derrota de um time por placar expressivo. Depois, peça aos alunos que confiram no dicionário as definições do grupo. Se não acertou, o grupo deve escrever a resposta certa.
  5. Disponha os alunos em semicírculo para que a turma compartilhe o resultado do trabalho. Retome o sentido da palavra PELADA.