O material da crônica

Atividades

  1. Traga alguns exemplos de notícias curiosas que circularam nos jornais impressos e virtuais que poderiam dar boas crônicas. Se estivéssemos em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2013, poderiam aparecer notícias como:
  2. Notícia 1: Descoberta nova espécie de porco-espinho

    Uma nova espécie de porco-espinho foi descoberta no Estado de Pernambuco, em uma área preservada de Mata Atlântica, e descrita em um estudo publicado na última semana no periódico científico “Zootaxa”. O animal foi identificado por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor de zoologia Antônio Rossano Mendes Pontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    O animal, coberto com espinhos castanho-escuros com a ponta avermelhada, é conhecido pelos moradores da região como “coandu-mirim”, segundo a agência de notícias Associated Press. Ele foi batizado de Coendou speratus pelos pesquisadores.

    O termo “speratus” remete à palavra em latim para “esperança”, e foi escolhido devido “à esperança que temos pelo futuro da espécie”, disse Pontes em entrevista à agência.

    […]

    O animal é ativo à noite e tem como predadores os felinos selvagens, como onças, e cachorros domésticos. Mas a principal ameaça à espécie é a presença de seres humanos, disseram os cientistas à Associated Press.

    “As pessoas são responsáveis pelo desmatamento e pelas queimadas nas florestas…”, disse Pontes em entrevista á agência.

    Disponível em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/04/nova-especie-de-porco-espinho-e-descoberta-por-cientistas-brasileiros.html.

    Notícia 2: Contra marasmo, Catedral da Sé arma chá da tarde e tenta atrair noivos

    De volta ao marco zero da fé paulistana. A catedral da Sé quer voltar a ser um dos templos mais visitados de São Paulo.

    […]

    “O plano é trazer mais visitantes para que a catedral seja cada vez mais conhecida e apreciada pelo público”, diz o cônego Walter Caldeira, 62.

    […]

    “Agora, o plano é fazer um chá da tarde, talvez um chá das cinco, atrás do altar”, diz Vinicius Favale, diretor da agência Múltipla, contratada para realizar eventos no local. O chá, diz ele, deve estrear ainda neste semestre.

    Enquanto o encontro vespertino é um plano, faz um ano que a mesma empresa trabalha reforçando a possibilidade de a Sé abrigar casamentos. Um dos atrativos é o preço do aluguel. A maior nave de São Paulo (são 23 metros) abriga 800 pessoas e sai por R$ 3.000, com equipe de segurança e a possibilidade de carros irem até a porta do templo.

    Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1261287-contra-marasmo-catedral-da-se-arma-cha-da-tarde-e-tenta-atrair-noivos.shtml.

  3. Agora, peça aos alunos, divididos em grupos, que levantem cinco assuntos que estão em voga na cidade, nas conversas da praça, nos bate-papos do bar, nas discussões sobre futebol, no pátio, nos arredores da escola. Podem ser também fatos noticiados em jornais, revistas, na internet ou nas emissoras de rádio e televisão da localidade. Em seguida, peça-lhes que escolham, entre os cinco assuntos, uma situação que mereça uma boa crônica e justifiquem o porquê da escolha.
  4. Anote e compartilhe com a turma as escolhas e as razões dos representantes de cada grupo, bem como os episódios preferidos.
  5. Peça aos alunos que, tendo escolhido o fato, a situação ou a notícia que vai ser foco da crônica, reservem o dia seguinte para a busca de informações sobre o tema. Por exemplo: se um grupo escolheu escrever sobre a relação entre um feirante e as compradoras na feira da cidade, essa equipe pode ir à feira, observar o movimento, cores, cheiros, ruídos, disposição dos produtos, comportamento das pessoas, bem como conversar, entrevistar os feirantes e compradores. Se o enredo se basear em notícia veiculada no jornal da cidade ou na internet – digamos que o feirante e a compradora tenham se envolvido numa briga feia –, é fundamental localizar o jornal ou o site em que a notícia foi publicada para lê-la na íntegra e procurar saber se o fato noticiado foi veiculado em outras mídias. Podem também pesquisar letras de canção, poemas, crônicas que tenham como foco a feira e os feirantes. Essa pesquisa vai ajudar os alunos a ter o que dizer quando forem esboçar as personagens e elaborar a crônica.