O lavador de pedra

Atividades

  1. Leia para a turma o texto O Lavador de Pedra, de Manoel de Barros. Não se esqueça de comentar alguns dados sobre o autor.
  2. Manoel de Barros, Cuiabá (MT), 1916 - Campo Grande, 2014.

    Em Memórias inventadas: a infância, o autor nos presenteia com seis pequenos contos que narram uma infância recriada pelo poeta. O texto foi escrito quando Manoel de Barros tinha 87 anos. A respeito desse livro ele diz: “Agora tenho saudades do que não fui. Acho que o que faço agora é o que não pude fazer na infância”. Para conhecer um pouco mais do escritor, assista ao trailer do filme Só dez por cento é mentira e acesse o site da Fundação Manoel de Barros.

  3. Após a leitura, faça uma rodada de comentários sobre o texto. Ouça as impressões dos alunos e fique atento aos palpites deles. Chame a atenção para o caráter de ficção do texto. Afinal, como o próprio autor diz, ao escrever suas memórias ele recria sua infância.
  4. Você pode fazer perguntas para que alguns aspectos sejam observados pela turma:
    • O que mais lhes chamou a atenção no texto de Manoel de Barros?
    • Que fato de suas memórias o autor resgata nesse trecho?
    • Que personagens aparecem nessa narrativa?
    • Como vocês entenderam a frase: “Agora o avô morava na porta da Venda, debaixo de um pé de jatobá”?
    • Há palavras ou expressões do texto que desconhecem?
  5. Faça os alunos e alunas perceberem que, nesse texto, Manoel de Barros conta um episódio cuja personagem principal é o avô dele. Assim, embora esteja narrando memórias, o texto retrata um momento em que o autor é observador, testemunha do que o avô viveu. Nessa narrativa, aparecem diversas personagens: o narrador, o avô, a mãe do narrador, os boiadeiros, os andarilhos e os meninos.