O início da produção

Atividades

  1. Faça uma seleção entre seus poemas preferidos e os dos alunos. Providencie cópias dessa seleção para que leiam em grupos.
  2. Solicite-lhes que ouçam os dois poemas disponíveis abaixo, de “O buraco do tatu”, que será trabalhado na Oficina 9. Converse com eles sobre as impressões que tiveram de cada uma das audições.
  3. O buraco do tatu

    O buraco do tatu 2

  4. Pergunte-lhes se há diferença entre as leituras e se os efeitos sonoros – marca registrada dos poemas – são facilmente percebidos. Sugira-lhes que sempre leiam os poemas em voz alta, pelo menos uma vez, para treinar a audição dos recursos sonoros e do ritmo do texto.
  5. Divida a classe em grupos de três ou quatro alunos e distribua para cada um deles uma cópia da seleção que você organizou. Eles poderão consultar outros poemas neste Caderno Virtual, no menu “Coletânea”. Diga-lhes que deverão apresentar para a classe um dos poemas que receberam ou consultaram. Para isso, devem se preparar lendo várias vezes o poema e ensaiando as várias formas de interpretar o texto para os colegas. Nesse ensaio, os alunos podem utilizar celular, tablet ou gravador digital para registrar suas próprias leituras, ouvi-las e aperfeiçoá-las para o momento da apresentação.
  6. Poderão utilizar gestos, movimentos, efeitos sonoros, fundo musical etc. Deverão dizê-lo em voz alta, de modo claro, seja em forma de jogral ou de coro falado, seja individualmente, sempre atentando para o ritmo, as pausas e a entonação da voz.
  7. Dê atenção a cada grupo, ajudando na leitura. Para isso, veja orientações no quadro “Buscando sentido”.
  8. Para saber mais

  9. Combine com eles a data da apresentação e um prazo para que se preparem adequadamente.
  10. No dia combinado, organize o ambiente com a ajuda dos alunos. Disponha as carteiras em semicírculo ou escolha outro espaço da escola. O local escolhido pode ser decorado, caso haja condições, eventualmente com apoio do professor de arte. Você pode sugerir que a turma use celular, tablet ou câmera digital para fotografar e filmar as apresentações para, então, publicá-las no blog da turma ou divulgá-las nas redes sociais.
  11. Depois, peça aos alunos que escolham alguns dos poemas apresentados para inseri-los no mural da escola ou no mural virtual.

Para saber mais

Orientações para o trabalho com leitura de poemas

Relacionamos algumas orientações para que você trabalhe a leitura de poemas. Essas mesmas sugestões podem, e devem, ser usadas em todas as oficinas.

a) Leia poemas em voz alta para os alunos. Para apreciarmos devidamente um poema é preciso escutá-lo com atenção. O seu exemplo é um bom incentivo para eles.

b) Poemas evocam sensações, impressões, sentimentos, ideias, imagens, reflexões. Ajude os alunos a descobrir o que o poema desperta em cada um deles. Você pode fazer perguntas como:

    • O que perceberam ao ouvir/ler o poema?
    • O que ele despertou em vocês?
    • Fechando os olhos, vocês conseguem imaginar o que o poema sugere?
    • Relendo o poema, vocês compreendem melhor o seu sentido?

    c) Poetas exprimem um olhar único, pessoal, sobre os mais diversos assuntos: um acontecimento, o ser humano, a vida, os relacionamentos, os problemas do mundo, a realidade, o sonho, os fatos corriqueiros. Ajude seus alunos a relacionar os poemas lidos com as experiências e a sensibilidade deles, perguntando, por exemplo:

      • Você vê o assunto do poema da mesma forma que o poeta? Já aconteceu algo parecido com você?
      • Você se lembra de um lugar (pessoa, fato, situação, sonho etc.) que lhe causou a mesma impressão que o autor deste poema descreve?

      d) Uma forma de penetrar no texto é observar os recursos expressivos que ele apresenta: organização, ritmo, repetições, construções. Um exercício valioso consiste em relacionar os termos que se assemelham: por apresentarem rima ou repetição de letra ou por se repetirem eles próprios; por estarem ambos na mesma posição, em versos diferentes: início, meio ou final; por exercerem a mesma função sintática: são sujeitos, predicativos do sujeito, objeto etc.; por pertencerem à mesma classe gramatical: adjetivos, substantivos etc. Para aprofundar e ampliar a interpretação do texto, você pode perguntar aos alunos por que o poeta teria usado tais recursos nos versos dele.

      e) Para dizer em voz alta, é preciso que os alunos leiam e compreendam o poema a ser apresentado, absorvendo e respeitando o ritmo proposto, a pontuação e a sequência lógica do texto.

      f) Atividades nas quais os alunos são convidados a dizer ou ler poemas favorecem o trabalho com a leitura. Para apresentar oralmente um poema é necessário compreender o seu sentido em profundidade e apreender o que o autor quis exprimir. Se possível, ouça com os alunos outros poemas apresentados por seus autores ou por artistas famosos, por exemplo: Coleção Poesia Falada, da editora Nossa Cultura; Ou Isto ou Aquilo, da gravadora Luz da Cidade (poemas de Cecília Meireles lidos por Paulo Autran).

      g) Enfim, é importante preparar a apresentação com cuidado, e isso vale também para você, professor.