O entrevistado e o tema

Esta é uma etapa muito importante do trabalho. Você e sua turma retomarão o contato com os entrevistados para colher e complementar informações que servirão de base para os textos de memórias literárias. Avalie as indicações dos entrevistados e procure escolher aquele que possa apresentar o depoimento mais envolvente. Informe sobre essa pessoa à classe para ajudá-los(las) a se preparar para a conversa. Se for possível, grave a entrevista e estimule as alunas e os alunos a fazerem registros. Como esse trabalho é fundamental, provavelmente você precisará de duas ou mais aulas para realizar esta oficina.

Atividades

  1. Selecionando os entrevistados – Quais são as pessoas da comunidade que podem ter lembranças dos assuntos que escolhemos para contar? Retome com a classe a lista de nomes. Defina com os alunos e alunas aquelas que serão novamente entrevistadas.
  2. Aprofundando os temas – Converse com o grupo sobre os temas que deve abordar novamente ou aprofundar nas entrevistas. Para isso, peça-lhes que retomem os quadros elaborados na Oficina 1 e os registros feitos durante as primeiras conversas para verificar quais foram os assuntos mencionados pelos entrevistados ou entrevistadas.
  3. Novos dados – Desperte a atenção para aspectos que não tenham sido mencionados na primeira entrevista e questões sobre as quais ainda não pensaram. Leia e discuta com a classe cada tópico do quadro “Temas que podem despertar lembranças nos entrevistados”. Eles vão ajudar a pensar sobre os assuntos mais importantes para a sua comunidade.
  4. Temas que podem despertar lembranças nos entrevistados

    Modos de viver do passado
    Jeito de namorar, frequentar a escola, brincar, cozinhar, relacionar-se com os pais, modo de vestir, comprar, viajar, cultivar a terra, comercializar, produzir objetos, festejar datas especiais, participação na vida social.

    Transformações físicas da comunidade
    Aparência das construções, ruas e praças de outros tempos, história da construção de edifícios, do crescimento da cidade, da destruição da natureza, do lugar.

    Origem da comunidade
    Se a comunidade for nova, poderá haver pessoas que tenham lembranças de como ela começou, por que motivo, de onde vieram os primeiras habitantes, como eram as primeiras moradias, escolas, hospitais.

    Antigos lugares de trabalho
    Uma fábrica que deu emprego a muita gente e fechou, uma fazenda onde as pessoas trabalhavam e moravam, uma empresa pequena que cresceu muito, uma venda que virou supermercado, as pequenas lojas que desaparecem com a chegada dos shopping centers.

    Profissões que desapareceram
    Nas grandes cidades, por exemplo, os leiteiros e padeiros que vinham com suas carrocinhas entregar leite e pão, as costureiras que trabalhavam nas casas das pessoas, as datilógrafas com suas máquinas de escrever.

    Eventos marcantes
    Uma grande enchente, uma comemoração importante, uma festa tradicional, a visita de um presidente ou outra pessoa ilustre, o buraco que se abriu no chão e engoliu parte do bairro, um grande acidente, uma vitória marcante do time da cidade.

    Moradores ilustres
    Pessoas que marcaram a história da comunidade, em razão de suas ações - sejam elas positivas ou negativas - ou simplemente porque eram conhecidas por todos do lugar.

    Histórias de luta
    Momentos que representaram grandes conquistas para o lugar motivadas pela ação do povo - pode ser a chegada da energia elétrica ou a construção de um posto de saúde, por exemplo.

    Mudanças na demografia
    Reflexões sobre a população que habita o local e as transformações que envolvem migração e imigração.

    Festas tradicionais
    Celebrações que tenham se transformado ou se mantido ao longo do tempo.

    Lendas e narrativas da tradição oral
    Histórias envolvendo personagens folclóricos e narrativas de assombração, por exemplo, contadas no passado.

    Transformações da paisagem
    Mudanças na vegetação, nos rios, nas praias e em outros elementos da natureza que fazem parte da localidade.

  5. Exponha os temas do quadro por meio do projetor e peça ao grupo que escolha um ou mais temas. Registre os que forem selecionados, deixando-os visíveis na projeção. Para isso, você pode utilizar o PowerPoint ou ainda criar um mural virtual com a ferramenta Padlet.