Memória de versos da comunidade

Atividades

  1. Após a apresentação dos poemas que os alunos e alunas conhecem, sugira-lhes que coletem os poemas que a comunidade conhece. Planeje conjuntamente como farão essa coleta. Podem sair pelas ruas do bairro ou entrevistar os moradores e moradoras. Fazer a pesquisa na própria escola, com professoras, funcionários e colegas mais velhos. E, como tarefa de casa, conversar com a vizinhança, seus pais, avós, e parentes.
  2. A ideia é entrevistar pessoas, perguntando se conhecem, se gostam de poemas, se sabem o nome de poetas. Em caso afirmativo, o aluno ou aluna vai pedir à pessoa que escreva esse poema ou dite-o para que seja anotado. Também é possível que se utilizem de celular, tablet ou gravador digital para registrar em áudio os depoimentos.
  3. Se na cidade morarem poetas, é interessante lhes convidar, durante essa fase inicial, para visitar a escola, conversar com a turma, ou, ainda, pedir-lhes que enviem um de seus poemas para apreciação em sala de aula (pode ser em forma de texto, áudio ou vídeo).
  4. Você, professora, também faz parte da comunidade, por isso pode contribuir, trazendo dois ou três poemas para ampliar a coleta. O ideal seria escolher criações de grandes poetas, de diferentes épocas, sem esquecer os e as modernistas, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles; nem os contemporâneos, como Solano Trindade, Paulo Leminski, Conceição Evaristo, Noémia de Sousa, Cristiane Sobral e outras. Lembre-se de incluir poemas regionais, ou seja, do lugar onde vocês vivem.
  5. Finalizada a coleta, as crianças vão selecionar os poemas mais interessantes entre os recolhidos na comunidade e os que resgataram de memória. Ajude-as a revisá-los, para depois afixá-los no mural, que poderá ser virtual ou físico (confira, na 3ª etapa desta oficina, como será esse mural).