Mais quadras

Atividades

  1. Embora seja uma forma poética popular, a quadrinha também está presente em obras consideradas cultas. Grandes poetas compuseram quadrinhas, entre os quais Fernando Pessoa, um dos mais consagrados poetas da língua portuguesa.
  2. Os estudiosos de sua obra registraram mais de quatrocentas quadras, algumas sem data. Acredita-se que ele tivesse a intenção de compor um livro com elas, mas isso nunca ocorreu.
  3. Antes de iniciar os exercícios, explique aos alunos que muitos poetas usam pseudônimo: um nome inventado para assinar alguns poemas ou até mesmo livros. O estilo da produção com nome verdadeiro e aquele com pseudônimo se assemelham. Já com o heterônimo isso não ocorre. Nesse caso, o poeta assume outra personalidade, outro modo de compor, outro estilo. A obra do heterônimo não se parece com aquela assinada pelo próprio poeta.
  4. Inicie a atividade apresentando Fernando Pessoa aos alunos. Fale da importância dele e leia a frase que ele escreveu sobre as quadras: “A quadra é um vaso de flores que o Povo põe à janela da sua alma”.
  5. Fernando Pessoa, Lisboa (Portugal), 1888-1935. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa de todos os tempos. Em sua obra, ele usou vários heterônimos, que formavam personalidades completas: tinham biografia, estilos literários próprios, maneiras diversas de ver o mundo. Era como se Fernando Pessoa encarnasse outras pessoas imaginadas por ele. Em alguns poemas, Pessoa assinava o próprio nome. Em outros, assinava Alberto Caeiro, um poeta que buscava a simplicidade da natureza e preferia linguagem e vocabulário simples. Em outros ainda, assinava Ricardo Reis, que tinha uma forma humanística de ver o mundo e procurava um equilíbrio similar ao dos clássicos. Outro heterônimo era Álvaro de Campos, um poeta moderno, um homem identificado com o gosto e os costumes de seu tempo.

    Clique aqui para conhecer mais sobre o poeta.

    Projete as “Quadras ao gosto popular” em classe, por meio de datashow e ouça a leitura com a turma.

    Quadras ao gosto popular

    Eu tenho um colar de pérolas
    Enfiado para te dar:
    Enfiado para te dar:
    O fio é o meu penar.
    Quadra 2 (27/8/1907)
    A caixa que não tem tampa
    Fica sempre destapada.
    Dá-me um sorriso dos teus
    Porque não quero mais nada.
    Quadra 9 (11/7/1934)
    No baile em que dançam todos
    Alguém fica sem dançar.
    Melhor é não ir ao baile
    Do que estar lá sem lá estar.
    Quadra 17 (4/8/1934)
    Vale a pena ser discreto?
    Não sei bem se vale a pena.
    O melhor é estar quieto
    E ter a cara serena.
    Quadra 18 (18/8/1934 – data provável)
    Não digas mal de ninguém,
    Que é de ti que dizes mal.
    Quando dizes mal de alguém
    Tudo no mundo é igual.
    Quadra 62 (11/9/1934)

    Fernando Pessoa. Obra poética VI. Porto Alegre: L&PM, 2008.

    As quadrinhas têm quatro versos, geralmente com sete sílabas poéticas, ritmo típico da poesia popular. Veja:

    Esse verso também é chamado de “redondilha maior”. O ritmo aliado às rimas dá às quadras cadência e sonoridade peculiares.

  6. Peça aos alunos que leiam novamente as quadrinhas. Pergunte-lhes que palavras rimam em cada quadra. Observe com eles que nas três primeiras quadras o segundo verso sempre rima com o quarto: dar/penar; destapada/nada; dançar/estar. Nas duas últimas, o primeiro verso rima com o terceiro: discreto/quieto; ninguém/alguém; e o segundo com o quarto: pena/serena; mal/igual.
  7. A seguir, peça para cada grupo criar uma quadra. Se verificar que eles têm dificuldade para iniciar, sugira um primeiro verso. Veja alguns exemplos:
    • Essa noite tive um sonho…
    • Você diz que sabe tudo…
    • Menina dos olhos tristes…
    • Atirei um cravo n’água…
    • Você vive reclamando…
    • Que passeio divertido…
    • Um jardim cheio de flores…
    • Uma máquina moderna…
    • Meu medo de tempestade…
    • Na curva daquele rio…
  8. Assim que terminarem, peça-lhes que leiam as quadras para a turma. Depois de revisadas, elas deverão ser passadas a limpo e divulgadas, pode ser no mural ou no blog da turma.