Inspirando-se com Ivan Ângelo

Você preparou muito bem a turma para chegar até aqui. Agora que vão escrever o texto quase final, crie um clima acolhedor e estimulante com a audição de “Sobre a crônica”, de Ivan Ângelo.

Atividades

  1. Pergunte aos alunos se já leram crônicas de Ivan Ângelo em jornais ou revistas.
  2. Ofereça alguns dados sobre o autor. Para ajudá-lo, confira o quadro “Sobre Ivan Ângelo”.
  3. Para saber mais

    Sobre Ivan Ângelo

    Barbacena (MG), 4/2/1936
    É jornalista desde os 20 anos. Seus livros A festa (1975) e Amor? (1995) receberam o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Foi colunista dos jornais Correio de Minas e Diário de Minas, ambos de Belo Horizonte. Em 1996, estreou como cronista no jornal O Tempo, também de Belo Horizonte, e desde 1999 publica crônicas quinzenais na revista Veja São Paulo. Dono de um texto exemplar, ocupa lugar de destaque na crônica atual. Seus livros, Melhores crônicas e Certos homens, atraem o leitor pelo título, prendem-no desde a primeira frase e só o libertam na última linha.

  4. Depois de ouvirem “Sobre a crônica”, caso a escola disponha de datashow, projete o texto e – junto com os alunos – vá lendo os parágrafos enquanto chama a atenção para os elementos do gênero que ali se expressam, bem como para os recursos linguísticos utilizados pelo autor.