Finalmente, o texto de memórias literárias

Sua turma irá ouvir a leitura de Como num filme. É uma atividade muito importante por tratar-se de um texto completo e ter sido escrito com base numa entrevista, como seus alunos e suas alunas farão. Comente esses aspectos com a turma. Diga-lhes que se trata de um texto mais longo do que os que foram lidos até agora e, por isso, serão realizadas algumas interrupções durante a audição.

Atividades

  1. Para começar, leia o título e peça aos alunos que digam por que imaginam que Antonio Gil o escolheu. Anote as hipóteses para retomá-las depois.
  2. Projete o texto Como num filme e peça aos alunos que leiam, acompanhando com atenção o áudio, também disponível no menu Coletânea.
  3. Nesse ponto, interrompa a leitura e pergunte ao grupo o que imaginam que acontecerá ao sr. Amalfi. Como acham que a história dele continua. Ouça alguns alunos e alunas, registre as opiniões deles e delas e depois retome a leitura, até o final.
  4. Após a leitura, retome as hipóteses a respeito do título e da continuidade do texto. Depois, peça a alguns alunos que comentem sobre o que mais gostaram e quais os fatos narrados que chamaram mais a atenção.