Definições poéticas

Atividades

  1. Dada a possibilidade de jogar com o sentido das palavras, há escritores que criam “definições poéticas” para algumas palavras de modo criativo e bem humorado. Apresente três delas aos alunos:
  2. Prosa: A prosa é como trem, vai sempre em frente.

    Poesia: A poesia é como o pêndulo dos relógios de antigamente, que ficava balançando de um lado para outro.

    José Paulo Paes. Vejam como eu sei escrever. São Paulo: Ática, 2001.

    Reticências: As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho…

    Mario Quintana. Sapo amarelo. São Paulo: Global, 2006. © by Elena Quintana.

  3. Divida a classe em grupos e projete, por meio de datashow, as “Definições poéticas”, disponíveis no menu “Textos”, para os alunos e peça-lhes que debatam os possíveis significados. Depois do tempo estabelecido, sorteie uma das definições para ser apresentada pelos grupos. Um aluno de cada grupo expõe para os demais as conclusões a que chegaram, com direito a complementações pelo professor. Leve-os a perceber o porquê da metáfora presente na definição: a prosa “como trem” e a poesia “como pêndulo” referem-se ao modo como cada uma delas ocupa a página; o pensamento “que continua por conta própria o seu caminho” remete ao caráter sugestivo que as reticências podem assumir.
  4. Proponha-lhes a seguir que, individualmente ou em duplas, produzam suas próprias “definições poéticas”. Podem escolher um objeto, um animal, uma pessoa, um sentimento, um lugar etc., e criar, para defini-lo, uma frase poética, buscando trabalhar o sentido denotativo, bem como o conotativo.