Articuladores

Atenção, professor!

Até aqui foram levantados alguns elementos constitutivos do artigo de opinião: a identificação de uma questão polêmica, a tomada de posição favorável ou contrária e a apresentação dos argumentos. Esses elementos estão vinculados entre si, ao longo do artigo, pelos articuladores – palavras ou expressões cuja função específica é exatamente estabelecer e deixar evidentes as relações entre diferentes partes do texto, não permitindo que o leitor perca o fio da meada. Assim, podem conectar ideias no interior de uma única oração. Mas podem também estabelecer relações entre períodos, parágrafos e partes do texto, às vezes distantes entre si.

As próximas atividades têm como objetivo orientar os alunos e alunas a identificar esses elementos, perceber suas funções e usá-los apropriadamente.

Atividades

  1. Uma sugestão é trabalhar com a turma o jogo de aprendizagem Pontos de Vista, sobretudo a fase Participação Política.
  2. Para que seus alunos e alunas reconheçam a importância do uso de elementos articuladores na construção do artigo de opinião, realize a atividade fazendo cópias da tabela “Elementos Articuladores” . Recorte nas linhas pontilhadas e coloque em envelopes – um conjunto completo em cada envelope. Após dividir a classe em duplas ou trios, proponha para a turma o seguinte jogo:
    • Distribua os envelopes entre os grupos, então, peça aos e às estudantes que organizem dez pequenos textos argumentativos coerentes e consistentes, usando as fichas do envelope. Para tanto, eles e elas precisarão prestar muita atenção aos tipos de relação entre os fragmentos fornecidos, para descobrir que aqueles que estão na coluna do meio da tabela são os articuladores, ou seja, os termos capazes de estabelecer essas relações.Uma dica suplementar: sugira-lhes que fiquem atentos à pontuação na hora de verificar que fragmento pode estar articulado a outro.
    • Quando todos tiverem terminado, solicite-lhes que leiam em voz alta e discuta com eles e elas se constituem ou não, em cada caso, bons textos argumentativos. Em qualquer dos casos, reforce bem as razões, chamando a atenção para o papel dos articuladores.

    Lembrete

    Ao trabalhar com a tabela impressa, os alunos não devem ter acesso ao modelo pronto, para não transformarem a atividade em um jogo de formar frases.

    Para saber mais

    Elementos articuladores (tabela para atividade)