A situação de produção

Memórias podem ser escritas e conhecidas por outras pessoas, não apenas por quem as viveu. É exatamente isso que sua turma será estimulada a fazer: aproximar-se de antigos moradores da comunidade, ouvir os relatos de lembranças deles e delas e, escrevê-los para que sejam lidos por muitos.

Atividades

1. Converse com os alunos e alunas sobre o registro desses relatos. Diga-lhes que podem optar por se colocar no lugar do entrevistado (o que significa escrever o texto em primeira pessoa); podem apresentar o entrevistado ou a entrevistada, que passa então a narrar os acontecimentos (neste caso, a narrativa também é em primeira pessoa, mas precisa ficar bem claro quem está falando no texto: primeiro aparece o narrador-observador e depois o narrador-personagem); ou ainda podem reportar-se à narrativa do entrevistado ou entrevistada, o que significa escrever o texto em terceira pessoa.

2. Lembre aos seus alunos e alunas que, na oficina anterior, eles e elas discutiram o que são memórias e perceberam como fotos e objetos antigos podem ajudar a revivê-las. Aprenderam também como uma pessoa mais velha pode ter muitas coisas para contar.

3. Lembre-se que os textos não devem ficar guardados na gaveta. Eles podem ser organizados em um blog ou em livro (entregue à biblioteca da escola e à da cidade). Essa publicação poderá ser ilustrada com fotografias e desenhos produzidos pelos próprios alunos.