A primeira produção

Para chegar à forma final dos poemas, mesmo os poetas consagrados costumam reescrevê-los várias vezes, em busca da palavra exata, da forma mais expressiva, do verso mais sonoro e sugestivo. É preciso tempo, não só para fazer correções, mas também para aprimorar o texto, superar o lugar-comum, romper com os clichês e produzir um texto original e criativo que possa seduzir o leitor. O mesmo deve suceder com os poetas da escola. E você, professor, terá um papel importante no processo final de produção.

Atividades

  1. Explique aos alunos que você vai apresentar exemplos para análise. Juntos, vocês vão debater como esses textos se compõem e também encontrar inspiração para o que os alunos devem ou não fazer para criar e aperfeiçoar os poemas.
  2. Leia com eles os versos e depois faça perguntas.
  • O que acham do título? Por meio dele é possível imaginar como é esse lugar?
  • O título do poema repete o tema proposto: “O lugar onde vivo”. Se o autor procurasse um título mais sugestivo, o poema ganharia qualidade.

  • O autor consegue mostrar como é o lugar onde vive? Seria possível apresentar alguma sugestão para aperfeiçoar o retrato apresentado pelo poema?
  • Neste exemplo, o autor não consegue mostrar ao leitor o lugar onde vive. Seria preciso transformar os versos, mostrando como é esse lugar. Informações mais detalhadas poderiam revelar o olhar e as impressões do autor sobre o lugar de que fala.

  • O autor usa duas vezes a palavra “legal”. Esse pode ser considerado um exemplo de repetição criativa?
  • A repetição pode ser recurso que dá ritmo ao poema. Mas, nesse caso, parece que a palavra foi repetida porque o poeta não vislumbrou alternativa. Ele deveria ter buscado outras palavras. Do modo como está, a descrição fica incompleta, o leitor não consegue imaginar como é a cidade nem fica com vontade de conhecê-la.

  • Copie o quarteto abaixo:

A escola onde estudo
É Imaculada Conceição
Que muito tem se empenhado
Em cumprir sua missão

  • Peça aos alunos que ouçam e leiam essa estrofe com atenção para verificar se há nela algum termo que poderia ser eliminado para aperfeiçoar o ritmo e deixar mais elegante o estilo. Deixe-os fazer testes, eliminar palavras uma a uma, observando o efeito de cada alteração. Possivelmente, eles vão perceber que o termo “que” deve ser eliminado, assim como a palavra “é”, resultando no seguinte:

A escola onde estudo
Imaculada Conceição
Muito tem se empenhado
Em cumprir sua missão

  • Em seguida, os alunos devem dedicar o tempo necessário à revisão do poema (eles já escreveram a primeira versão na oficina anterior, certo?).