A notícia como fonte

Falamos por várias vezes que o cronista é aquele autor que vive uma experiência, que imagina uma cena a partir de depoimentos, de conversas com outras pessoas. Mas muitas vezes esse cronista vai buscar inspiração lendo fatos e notícias que acontecem pelo mundo afora. Fatos e fotos podem sim ajudar na busca do tema que estamos procurando.

Para a crônica não tem tema proibido. Na crônica cabe tudo. Cachorro andando de ônibus e sentado na janelinha? Ah... isso pode. Vamos conferir essa notícia publicada na internet e comprovar que assunto puxa assunto.

Por Portal do Holanda 02/11/2020 2h07 — em Bizarro


Cachorro sozinho no ônibus (Foto: Reprodução)

O vídeo de um cachorro andando sozinho de ônibus viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o cãozinho aparece sentado em uma das poltronas do transporte coletivo. A cena chamou a atenção dos internautas e garantiu mais de 26 mil visualizações na web.

"Eu fui pegar o carro, olha quem entrou e sentou aqui. Tem condição? Se eu falar, a pessoa fala que é mentira", disse o homem que estava filmando o cachorro.

"Doguinho independente indo ao pet shop sozinho", brincou uma pessoa. "Aí que lindinho, ainda olhando para a câmera!", outra se derreteu. "Vira-lata caramelo deveria ser reconhecido como raça brasileira", reforçou uma terceira.

Fonte: https://www.portaldoholanda.com.br/bizarro/video-de-cachorro-andando-de-onibus-sozinho-viraliza-na-web-veja

Bem, o que se viu é realidade, aconteceu mesmo. E como essa, existem muitas cenas no nosso dia a dia que parece ficção, parece literatura. Mas não é. Então, agora é o momento de você fazer anotações para verificar onde estão suas inspirações.

Atividades

  1. Depois de efetuar a leitura dessa notícia curiosa, é o momento de conversar livremente, na esfera das informações, das ideias, das sensações e das emoções. Dividir a turma em pequenos grupos (trios ou duplas) e a cada grupo solicitar, após 10 minutos de discussão entre eles, as seguintes respostas:
    • quais são os dados e informações que aparecem no texto.
    • quais as ideias que surgiram.
    • quais os sentimentos que foram despertados.
  2. Uma vez anotadas as respostas, fazer a leitura em voz alta com o objetivo de compartilhar entre todos e todas estudantes da turma.
  3. Voltar a perguntar para todos e todas se o tema pode se transformar numa crônica, e qual o título que escolheriam? Deixar mais 10 minutos para que respondam e apresentem sugestões de títulos.
  4. Peça aos alunos que reservem o dia seguinte para a busca de informações sobre alguma notícia interessante de sua cidade. É fundamental localizar o jornal ou site em que a notícia foi publicada para lê-la na íntegra e procurar saber se o fato noticiado foi veiculado em outras mídias. Podem também pesquisar letras de canção, poemas, crônicas que tenham relação com o tema escolhido. Essa pesquisa vai ajudar os alunos a ter o que dizer quando forem esboçar as personagens e elaborar a crônica.