A imensidão que é a crônica

Atividades

  1. Divida a classe em pequenos grupos e proponha a leitura de algumas das crônicas sugeridas e disponíveis na coletânea.
  2. A proposta é que cada grupo leia a crônica e em seguida faça os comentários orais e anotações, seguindo os tópicos:
    1. Tempo cronológico: é possível reconhecer que cada uma das crônicas está tratando de épocas diferentes? Por quê?
    2. Maneiras de tratar o assunto: com o auxílio dos comentários, cada grupo terá a oportunidade de confirmar o jeito e o tom que cada um dos autores escolheu para construir o seu texto e expressar suas ideias.
    3. Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou? Raiva, medo, alegria, impaciência, curiosidade, nostalgia (saudades)?
    4. A linguagem era atual? Era de difícil compreensão? O que ou em que passagens as ideias e a narrativa não ficaram claras?
    5. Qual é o assunto central da crônica?
    6. Qual a personagem ou os personagens que aparecem na crônica? Como eles estão construídos no texto? Qual o olhar do cronista para eles?
    7. O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora? Quais são as marcas no texto que possibilitam essa percepção?
  3. Colabore com os grupos fazendo uma prévia e abordando os diferentes autores, as diferentes épocas e lugares em que viveram. Estamos tratando objetivamente de Machado de Assis, Paulo Mendes Campos, Milton Hatoum e os jovens cronistas. Comentários pontuais sobre as diferenças temporais e culturais ajudarão os alunos a entender a importância de Machado de Assis como cronista, por exemplo. Como era a época, a cidade e o país em que ele viveu, mostrando aos alunos a importância de uma tradição brasileira de cronistas. E como tal, há séculos que o gênero crônica vem sendo praticado pelos escritores brasileiros, incluindo um dos consagrados, Machado de Assis.
  4. Peça que analisem o jeito de narrar que o cronista utilizou para captar o acontecimento e provocar reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério e compenetrado? Ou, ao contrário, fez rir? Será que foi irônico, insinuando que suas palavras significavam o contrário do que diziam? Ou valeu-se de lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas?
  5. Após essa discussão, organize uma roda de conversa em que um representante de cada grupo possa apresentar comentários sobre o que puderam perceber e analisar na crônica lida. Em seguida, faça um quadro (cada professor vai verificar quais as condições mais apropriadas para fazer este quadro) e preencha os campos junto com a turma. A sugestão é utilizar o quadro “Análise de uma crônica”. Também é possível realizar esta atividade por meio da ferramenta Padlet, um mural virtual em que o aluno tem a possibilidade de incorporar textos, áudios e vídeos em recados autocolantes digitais.
  6. Análise de uma crônica
      MACHADO DE ASSIS MILTON HATOUM LILIA GUERRA JOSÉ FALERO MARIO VIANA PAULO MENDES CAMPOS
    Tema ou assunto Comportamento nos transportes públicos Vida na rua Olhar crítico para a periferia O mundo que nos rodeia Cotidiano de quarentena Juventude e seus comportamentos
    Personagem Passageiros Carroceiro Periferia Traficantes e narrador Usuários da vídeo chamada Uma garota
    Tom Irônico Lírico
    Poético
    Crítico Denúncia
    Crítica
    Observação
    Comportamento
    Lírico

    Sugestões

    • Para melhor compreender um texto, é preciso saber em que situação de comunicação ele foi produzido: “Quem é o autor? Para quem ele escreveu? Em que veículo ele publicou a crônica (jornal, revista, internet, livro)?
    • Crie um espaço de leitura bem convidativo. Que tal deixar sempre disponíveis jornais, revistas e livros de crônicas? Você sabia que muitos livros do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) trazem crônicas?
    • Outra coisa: mural e varais precisam estar sempre atualizados, com indicações de leitura, resenhas de livros, apreciações das crônicas lidas ao longo do trabalho, fotos pitorescas. Convide uma equipe de voluntários, entre os alunos, para se responsabilizar por essa organização!
    • Para que os alunos percebam que a crônica pode divertir, sensibilizar, humanizar e permitir uma convivência íntima com a palavra, você precisa estimulá-los a exercitarem a leitura. Peça que façam pesquisas e indique alguns livros, jornais, revistas e sites nos quais eles possam pesquisar. Alguns sites que você pode indicar:

    Domínio Público
    Portal da Crônica Brasileira
    Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos
    Biblioteca Digital Brasil – Fundação Biblioteca Nacional
    Biblioteca Nacional Sem Fronteiras

    • Combine com eles para trazerem as crônicas encontradas na aula seguinte.