A exposição

  1. Quando o grupo trouxer os objetos, vocês podem pensar juntos em como organizar a exposição: em que espaço ela acontecerá? Pode ser na escola, na igreja ou em outro lugar da comunidade.
  2. Vocês precisarão de mesas para expor os objetos? Outros materiais - como fios de náilon ou fitas para pendurar objetos do teto, fitas adesivas, porta-retratos - são necessários?
  3. Que nome será dado ao Museu? Ele será permanente ou temporário?
  4. Que textos acompanharão os objetos? Cada objeto será identificado com o nome de quem o escolheu?
  5. Exposições costumam ter um texto curatorial que apresenta o acervo em questão ao público, trata-se de uma espécie de carta de boas-vindas. O que a turma gostaria de dizer neste texto? Escreva, em conjunto com os alunos e alunas, uma proposta e depois transcreva o texto final para um cartaz que deve ficar na entrada na exposição.
  6. Com a exposição montada, é hora de convidar o público e compartilhar com ele as memórias que os objetos carregam. A turma pode se planejar para elaborar convites e também para fazer visitas guiadas, em diferentes horários.
  7. Outra possibilidade é que eles reproduzam com pais, professores e amigos a dinâmica que vivenciaram. A inauguração da exposição é um momento pertinente para que os convidados também respondam à pergunta: O que você salvaria de um incêndio?

A importância do registro

Procure registrar seu trabalho ao longo da realização das oficinas. Sair da prática para a escrita é o primeiro passo para uma reflexão acerca do significado das atividades feitas com a turma, do aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem e também da sua relação com eles em sentido mais amplo.

Registrar é o primeiro passo e voltar a esses escritos é também fundamental para repensar as próximas etapas e também - já que conversamos tanto sobre isso neste capítulo - para tecer memórias a respeito da carreira e da profissão. O que você conta hoje pode ser valioso para que gerações adiante compreendam nosso tempo e ofício.