A escolha de um assunto, de uma situação, e o tom da narrativa

Ajude seus alunos a escolher um tema, um assunto sobre o que escrever e o tom que vão usar. É um empurrãozinho essencial para que vençam o medo do papel em branco!

Atividades

  1. Peça aos alunos que fiquem em silêncio, por um ou dois minutos, e pensem: nos lugares que frequentam; nas pessoas com as quais convivem; nos assuntos que estão circulando na cidade, na comunidade; em algo que tenha ocorrido no dia a dia deles e chamado a atenção. É dessa simples observação que cada um deles escreverá uma crônica.
  2. Em seguida, incentive-os a compartilhar com o grupo a situação que identificaram mentalmente.
  3. À medida que os alunos falam, anote os fatos lembrados. Terminada a lista, mostre que todos conseguiram agir como verdadeiros cronistas. Olharam os fatos corriqueiros da cidade e escolheram um episódio a respeito do qual querem escrever, individualmente, uma crônica.
  4. O próximo passo é escolher o tom – poético, bem-humorado, crítico, lírico – com que vão narrar o tema e optar pelo foco narrativo: na primeira pessoa (autor-personagem) ou na terceira pessoa (autor-observador).
  5. Dê-lhes tempo para escolher o tom e o foco narrativo que mais lhes agrade; em seguida, peça a cada um deles que escreva uma crônica.
  6. Antes que coloquem a mão na massa, lembre-lhes de que essa crônica é ainda uma primeira versão, que será lida apenas por você. O objetivo é fazer uma avaliação inicial do que eles já sabem e do que precisam aprender sobre como escrever uma crônica. Os alunos também vão fazer uma autoavaliação para descobrir os aspectos que precisam ser melhorados. É importante recomendar-lhes que guardem com cuidado o primeiro texto, para compará-lo com o texto final, que será escrito na Oficina 10, e ver com os próprios olhos o quanto evoluíram na caminhada.
  7. Uma dica para a classe: na maioria das vezes o cronista cria o título depois de escrever a crônica.