Pontos de vista

Cadernos Virtuais

Cadernos Virtuais – a cultura digital presente na sala de aula

Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI.

Jéssica Nozaki e José Alves

Muito se fala sobre a necessidade da criação de objetos digitais para serem incorporados ao cotidiano das escolas brasileiras. Os estudantes do século XXI tendem, por causa do contato intenso com as ferramentas virtuais interativas, a aprender a partir de novas demandas geradas pelas diversas linguagens tecnológicas que o universo digital possibilita. Uma pesquisa recente divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Brasil como a quarta maior população de nativos digitais do mundo. Entende-se por nativos digitais os jovens que cresceram acompanhando de perto a expansão da internet e, portanto, estão acostumados às muitas mudanças trazidas pela web. No Brasil, o número chega, em 2013, a aproximadamente 20 milhões de jovens.

Ao mesmo tempo, professores se veem cada vez mais desafiados a incluir materiais pedagógicos que utilizem essa linguagem de modo a construir sentido e significado para essa população de estudantes ávidos por conexão, seja por meio de computadores, seja por dispositivos móveis. Não à toa o Ministério da Educação (MEC) tem como meta a distribuição de tablets para professores das escolas da rede pública brasileira

Pensando e agindo com base nesse cenário desafiador, a equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro digitalizou as sequências didáticas que orientam os professores a trabalharem os gêneros textuais – Poesia, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião – abarcados pelo Programa e criou os Cadernos Virtuais, um para cada gênero. Além da versão para os computadores das salas de informática das escolas, o conteúdo também estará disponível para ser utilizado nos celulares e em tablets. Nos Cadernos, além das ferramentas interativas há jogos com atividades pedagógicas sobre os gêneros trabalhados para serem explorados pelos estudantes com a mediação do professor. Eles estimulam a aprendizagem colaborativa e em rede.

No formato virtual, o professor também pode personalizar o processo de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas de anotação e de grifo. Com elas, o educador pode fazer as suas marcações, que estarão disponíveis na versão que ele salvou para si.

Cadernos novinhos, cheirando interatividade

Os Cadernos Virtuais com as sequências didáticas trabalhadas na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram concebidos de forma a simplificar os caminhos que levam o professor ao seu conteúdo digital. A ideia é que em poucos cliques seja possível acessar as etapas das oficinas que desejam trabalhar, bem como as informações complementares e as ferramentas interativas; assim, a intenção da equipe que organizou o material foi propiciar a navegação a mais intuitiva possível, tão familiar aos usuários como o ato de folhear um livro.

Na abertura da publicação há um tutorial em vídeo que explica de maneira minuciosa, passo a passo, a forma como os educadores podem utilizar o Caderno. Há também o botão que leva às oficinas, além de uma apresentação que contextualiza e enfatiza a necessidade da produção de materiais virtuais para atender às demandas que se impõem aos educadores no universo da cultura digital.

Ao clicar sobre o botão “Entrar”, na abertura do Caderno, o professor vai acessar o índice com todas as oficinas que compõem as sequências didáticas. Na mesma tela também estão os links que levam aos textos introdutórios – de especialistas na área da educação –, com informações, por exemplo, sobre a importância das sequências didáticas como eixo do ensino da escrita e as estratégias para dimensionar o tempo das oficinas.

Ao acessar, pelo índice, a oficina que deseja trabalhar com seus alunos, o professor se depara com uma série de conteúdos. Todas as aberturas das oficinas trazem o mesmo conjunto de informações: objetivos e dicas para o educador se preparar para a realização da oficina, e sugestões sobre a utilização dos recursos do Caderno Virtual. O botão “Ajuda”, que leva ao tutorial, também se mantém, caso alguma dúvida ainda persista durante a navegação.

À esquerda da página de abertura de cada uma das oficinas, é possível acessar as etapas que a compõem, todas numeradas. Outra maneira de chegar às etapas é navegar pelas setas, localizadas na parte inferior, direita e esquerda, na tela. Os Cadernos trazem também diversos arquivos de texto, de áudio e de vídeo para serem trabalhados durante as atividades, além de jogos, que são, na verdade, atividades pedagógicas lúdicas. Assim que o professor acessa as etapas das oficinas, o conjunto desses arquivos e os jogos, que correspondem àquela etapa do processo que está sendo trabalhado, ficam disponíveis para acesso em um menu à esquerda da tela. No texto das etapas das oficinas, é sugerida ao educador a utilização desses conteúdos.

As ferramentas interativas dos Cadernos Virtuais

Assim que o professor acessa uma etapa de qualquer oficina, quatro botões surgem na parte inferior da tela. Trata-se das ferramentas interativas com quatro funcionalidades que permitem ao educador personalizar sua trajetória pela sequência didática, por exemplo, com anotações e grifos. Conheça melhor cada uma das ferramentas interativas:

Muito multimídia, super-hipertextual

É verdade que os Cadernos Virtuais trazem as mesmas sequências didáticas propostas ao professor nos Cadernos impressos, mas isso está longe de se configurar como uma simples transposição de suporte. Cada uma das atividades de todas as oficinas foram adaptadas para a web. Assim, os educadores vão encontrar, entre os conteúdos reeditados, algumas novas propostas pedagógicas cuja realização está voltada para o uso das novas tecnologias em sala de aula. Os Cadernos Virtuais estão construídos com base em uma linguagem hipertextual, isto é, ao longo das oficinas há diversos hiperlinks para outras páginas da internet. Esses links aparecem destacados no texto principal e remetem a páginas que complementam e podem tornar mais produtivo o conteúdo abordado nas oficinas. Outra característica dessa versão virtual é a integração de diferentes recursos multimídia em um único ambiente:

Saiba mais sobre os jogos propostos para cada gênero textual

Poema: “Arquipélago poético”

Imagine um mundo que perdeu a graça, a cor… Agora, imagine que está em suas mãos a missão de devolver a poesia a esse mundo! Essa é a tarefa proposta em Arquipélago poético. Nesse jogo, os alunos deverão percorrer paisagens para encontrar a Ilha dos poemas e descobrir como trazer as imagens e os recursos poéticos de volta à vida das pessoas. A atividade ocorre em três etapas que trabalham diferentes aspectos da poesia.

Memórias literárias: “Casarão bravo”

Dona Edite é uma senhora que, com o passar dos anos, foi perdendo os fios que amarravam suas lembranças. Para ajudá-la a recuperar suas memórias, os jogadores irão, colaborativamente, vasculhar o porão de sua casa em busca de elementos que contem sua história. Os aspectos trabalhados nas três etapas desse jogo são:

Crônica: “Crogodó”

Os jogadores estão na cidade de Crogodó. Lá, eles percorrem diversos ambientes e são convidados a buscar situações que possam render boas crônicas. O jogo assume uma dinâmica de competição em que o vencedor passa a integrar a equipe de um blog de cronistas.

Artigo de opinião: “Foca”, “Grêmio” e “Lajenga”

Um conjunto de atividades em dinâmica de competição em que os jogadores trabalham os aspectos do gênero artigo de opinião.

Os Cadernos Virtuais foram elaborados de modo a ampliar as possibilidades de utilização das sequências didáticas propostas pelo Programa, que agora transcendem o universo analógico. A equipe da Olimpíada propõe a vocês, educadores, que explorem o material digital e nos abasteçam com sugestões de aperfeiçoamento. Além disso, relatos de como os Cadernos Virtuais e seus recursos multimídia foram utilizados na prática pedagógica, em sala de aula, são muito bem-vindos! Nosso canal de comunicação você já conhece: é o Portal Escrevendo o Futuro.

Desejamos a todos um ótimo trabalho com os alunos!
———————————————————————————————–