Bloco 4

Oficina 3

Etapa 3

Edição de áudio

O áudio do documentário também exige edição. Além do som captado nas gravações (chamado “som direto”), na etapa da edição, podem ser acrescidos ao material filmado efeitos sonoros e trilha musical. Esses elementos transmitem maior carga de dramaticidade à obra.

É imprescindível ter cuidados de natureza técnica com o áudio de um filme. A seguir, alguns procedimentos essenciais para a boa qualidade do áudio.

  1. Minimizar os ruídos que tenham sido captados na gravação. Existem softwares on-line gratuitos para isso. Um deles é o Audacity, que tem tutoriais de uso disponíveis na rede. É também possível editar o som no Audacity, mas, como se trata de software de nível intermediário, aconselhamos o uso de softwares mais básicos para editar o som, como o iMovie ou Windows Movie Maker.
  2. O iMovie e o Windows Movie Maker permitem editar apenas duas trilhas de áudio; desse modo, na edição, deve-se sincronizar microfone por microfone, ou seja, acrescenta-se o áudio de um microfone, mixa-se e salva; em seguida, adiciona-se outro, mixa-se e salva, e assim por diante. Esse é o modo pelo qual se mixam os diálogos.
  3. Após a mixagem dos diálogos, acrescenta-se a narração em voz over (mais adiante tratamos da importância desse tipo de narração no documentário).
  4. Em seguida, pode-se inserir uma trilha de efeitos sonoros e salvar; depois, o som ambiente e salvar; e, no final, a música.

Cineastas profissionais geralmente contratam músicos para compor e executar as trilhas sonoras de suas produções, ou compram os direitos autorais de trilhas sonoras ou músicas já existentes. Mas há bibliotecas das chamadas “trilhas brancas”, que são trilhas sonoras prontas para serem inseridas em qualquer obra, sem a necessidade de pagamento de direitos autorais ou qualquer outro custo.

Um exemplo dessas bibliotecas está no YouTube Studio (Beta), onde se podem encontrar todos os tipos de trilha, organizadas por compositor, estilo e até clima. Preparamos um passo a passo para você utilizar esse recurso. Clique aqui para acessar.

Caso se opte por utilizar trilhas sonoras ou musicais já existentes, bem como ruídos extraídos de materiais de arquivo, recomenda-se checar a necessidade de autorização desses itens, e se eles encontram-se devidamente autorizados (mais informações no menu Autorizações).