Bloco 4

Oficina 3

Etapa 2

Edição de imagens

Com base no roteiro técnico de edição, o editor começa a montar o filme. Diz-se frequentemente que é só nesse momento que, de fato, se “encontra” o filme.

Cabe à edição juntar o material filmado num todo coerente, o filme. Não se trata simplesmente de conectar uma imagem à outra mecanicamente, mas de sequenciá-las de forma que adquiram um significado que isoladamente não possuem.

A montagem consiste na criação de relações entre os planos, seja de semelhança, seja de oposição, implicação, continuidade etc. Para tanto, o montador faz uso de vários recursos da linguagem cinematográfica (corte, fusão, fade-in, fade-out, congelamento da imagem, elipses etc.). Com esses recursos, ele vai dando ritmo ao filme.

Mas editar não é simplesmente imprimir um timing à narrativa. Cabe à montagem organizar discursivamente os acontecimentos fílmicos tendo em vista determinados propósitos, sejam eles retóricos, dramáticos, éticos ou estéticos.

Para conferir esses usos da montagem na configuração tanto estética quanto estrutural do filme, assista ao documentário Além das secas (2019).

Além das secas. Lethícia Alencar, Sabrina Soares, Yasmin Rocha. Brasil, 2019, 5 min.

Se quiser se aprofundar no filme, leia uma breve descrição e análise.

Em geral, o processo de edição é marcado por um enxugamento gradual das partes menos essenciais ao filme. Raras são as vezes em que se verifica o percurso inverso, de acréscimo em vez de supressão de cenas e planos, bem como de tempo, em cada um desses planos que registram as ações do filme.

Na etapa de edição, além de juntar e ordenar as sequências selecionadas para o documentário (entrevistas, cenas de ação, material de arquivo, animação gráfica etc.), os alunos deverão limpar o material bruto até chegar a uma versão de 5 minutos que corresponda à ideia inicial do projeto.

É comum, nesta etapa, descobrir que determinados materiais de arquivo são mais adequados ao filme do que os anteriormente previstos. Por isso, recomenda-se checar novamente a necessidade de autorização dos materiais selecionados e se eles encontram-se devidamente autorizados (mais informações no menu Autorizações).

Em geral, não se obtém essa versão de imediato. É preciso paciência, tempo, dedicação e clareza do que se quer para se chegar a um resultado satisfatório. Comumente o trabalho do montador é solitário, mas neste caso é importante que toda a equipe participe da fase de montagem emitindo opiniões.

À medida que a montagem do documentário for avançando, é importante fazer backups das versões ainda não acabadas, o que evita o risco de perder todo o material justo na reta final.

Existem diversos programas que auxiliam a edição de documentários, juntam trechos gravados, adicionam áudios e trilhas sonoras e imprimem os créditos. Você pode utilizar o de sua preferência. Porém, boa parte deles exige pagamento para sua utilização. Escolhemos aqui, então, um editor gratuito que, de forma simplificada, permite montar seu filme com tudo aquilo de que você precisa: o Lightworks. No link a seguir você encontrará um tutorial de instalação e links para vídeos que ensinam a utilizar o programa. Clique aqui para acessar.

Além do Lightworks, há outros softwares de edição de vídeo gratuitos: