Bloco 3

Oficina 2

Etapa 1

Sinopse

Com a pesquisa em mãos, os alunos saberão como organizar as ideias para redigir a sinopse.

O que é sinopse

Sinopse é uma descrição sintética da ideia do filme. Deve deixar claro o que será abordado no documentário, quem são as personagens, onde se passa a história, porque é importante contar a história.

Ela não precisa especificar como o filme será feito, nem trazer detalhes da história que se quer contar, apenas as partes mais interessantes ou importantes.

A sinopse deve mostrar todo o potencial da história, pois, caso não seja convincente, eventuais interessados não investirão na realização do documentário.

A quem se destina a sinopse

Enquanto as sinopses de filmes veiculadas na mídia dirigem-se ao grande público, as que integram os projetos que concorrem a editais de financiamento de documentários destinam-se a uma equipe técnica, a quem cabe estimar a viabilidade e a qualidade deles. A sinopse para o público não necessariamente dá a conhecer a história, pode apenas provocar a curiosidade do espectador; a sinopse para edital, por outro lado, precisa ser clara com relação à história que descreve. Essa é a principal diferença entre as sinopses destinadas ao grande público e aquelas que integram os projetos dos filmes.

Características textuais da sinopse

O tamanho da sinopse pode variar. Em geral, é um texto curto, em torno de dez linhas.

O fato de ser abreviado pode criar a ilusão de que a sinopse é fácil de escrever. Não é o caso. Há dificuldades de se unir clareza, concisão e objetividade.

A linguagem da sinopse não deve ser rebuscada, mas direta e sucinta.

Exemplos de sinopses

A seguir, reproduzimos a sinopse do documentário Canavieiros, que a princípio seria um curta-metragem e depois se tornou um longa. Entre o curta e o longa o nome do filme mudou, passou a se chamar Modo de produção. Portanto, não estranhe a dupla referência no exemplo abaixo transcrito. Leia a sinopse e os comentários.

Modo de produção (2017), Dea Ferraz

“O que podemos encontrar no dia a dia de um Sindicato? Quantas lutas caminham por ele? Quantas histórias são compartilhadas? Quantos nordestes desvendados? ‘Canavieiros é um filme que entra no dia a dia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agrícolas de Pernambuco, no município de Ipojuca, litoral sul do Estado, para realizar um registro histórico, que vai além. O filme entra no olho do furacão para fazer-nos refletir sobre esse novo nordeste emergente e tão anunciado pela mídia oficial: o Complexo de Suape, com sua refinaria, três estaleiros e fábricas, mudando toda uma paisagem e transformando as vidas de muitos nordestinos. O que, de fato, está acontecendo com o homem por trás do furacão? O que vai ficar para os moradores dessa região? Perguntas que ultrapassam o desenvolvimento econômico anunciado para refletir o desenvolvimento social possível.”

Veja o comentário sobre este trecho.

Agora leia esta outra sinopse e os comentários.

KFZ-1348 (2008), Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro

“Em 1965, um fusca é vendido a um jovem engenheiro civil de São Paulo. Quarenta anos se passam e o carro vai parar num ferro-velho do Recife, com a placa KFZ-1348. Nessa trajetória de quatro décadas, o carro passou pelas mãos de outros sete proprietários. De um empresário paulista a uma cabeleireira do interior de Pernambuco. Para cada um deles, o fusca teve seu valor, sua importância, em diferentes momentos da história do Brasil. O documentário ‘KFZ-1348’ parte em busca dessas histórias, tendo o carro como fio condutor e a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade brasileira.”

Veja o comentário sobre este trecho.

Atividades

1. Divida a classe em equipes e peça aos alunos que escrevam a sinopse de seus documentários. Escreva na lousa ou prepare um cartaz com orientações para a escrita.

Orientações para a escrita da sinopse

  • Deixe claro para o leitor o assunto do documentário.
  • Especifique quem são as personagens que dele participam.
  • Defina onde se passa a história.
  • Justifique por que essa história é importante, por que ela merece ser contada.
  • Escreva um texto numa linguagem simples e objetiva.
  • Não ultrapasse dez linhas.
  • Dê um título para o documentário e escreva-o acima do texto.
  • Revise o texto para checar ortografia, pontuação, sintaxe e estilo.

2. Na aula seguinte, distribua aos alunos as sinopses para que eles revisem e aprimorem o texto. Novamente, escreva na lousa ou prepare um cartaz com orientações para direcionar o trabalho de autoavaliação.

Orientações para a revisão da sinopse

  • Você deixou claro para o leitor o assunto do documentário?
  • Especificou quem são as personagens da história?
  • Definiu onde se passa a história?
  • Justificou por que essa história é importante, por que ela merece ser contada?
  • Escreveu um texto com uma linguagem simples, objetiva?
  • Ficou no limite das dez linhas?
  • Deu um bom título para o documentário e o escreveu acima do texto?
  • Checou a pontuação?
  • Corrigiu os erros de ortografia?
  • Substituiu palavras repetidas e eliminou as desnecessárias?

3. Defina uma data para a entrega da versão final das sinopses.