Bloco 4

Oficina 3

Etapa 1

Decupagem e roteiro técnico

O processo de edição começa com a análise de todo o material filmado. Na fase inicial, eliminam-se as imagens que apresentam problemas técnicos, bem como aquelas que não possuem interesse para o filme. Trata-se da decupagem das sequências para elaboração do roteiro técnico.

No roteiro técnico, as sequências são dispostas na ordem em que aparecerão no documentário. Concebido em colunas, ele serve para organizar e facilitar a localização das sequências na hora da edição. agora, veja um exemplo de roteiro técnico para edição.

SEQ Descrição Arquivo Time code Tempo
01 Queda de uma folha 001 35:03-35:07 6’’
02 Folha na água 002 36:00-36:05 5’’
03 Entrevista com a bióloga 003 11:01-12:03 1:2’’

A primeira coluna destina-se ao número da sequência a ser utilizada no documentário de acordo com a ordem final do filme.

A segunda coluna contém a descrição resumida do conteúdo de cada sequência.

A terceira coluna mostra a identificação do arquivo que contém o material bruto em que se encontra a sequência em foco.

A quarta coluna informa o time code de entrada e saída, ou seja, o tempo em que começa e termina a sequência.

Pode haver ainda uma quinta coluna, como no exemplo acima, para informar o tempo de duração de cada sequência, possibilitando ao montador conhecer o tempo total do filme.

Essa estrutura pode variar. O importante é que o roteiro técnico seja escrito de maneira clara e bem organizada para facilitar a busca das sequências durante a montagem. Com esse relatório em mãos é hora de começar a edição. O tempo dedicado a essa etapa não deve ser subestimado.

Para os documentários realizados no contexto deste caderno, imagina-se que, em razão de a duração máxima do filme ser de 5 minutos, o material bruto não será tão extenso. Portanto, o problema representado pela grande quantidade de imagens a ser decupadas nos documentários de longa metragem talvez seja minimizado.