Estrutura do Caderno

O objetivo desse caderno é auxiliar no trabalho com o gênero Documentário na escola. Aqui, você encontrará o conteúdo principal dividido em quatro grandes blocos, um de caráter mais teórico-conceitual (Bloco 1) e três outros de caráter prático (Blocos 2, 3 e 4). Cada um desses Blocos contempla um número específico de Oficinas, que, por sua vez, se subdividem em diferentes Etapas e Atividades, visando esclarecer a temática principal do Bloco em questão.

Vale frisar desde já que as atividades sugeridas não seguem a lógica da sequência didática. Ou seja, não são atividades sequenciais que visam, ao final, a construção de um gênero textual-discursivo. São atividades independentes umas das outras que, no geral, buscam exercitar uma forma de olhar e/ou de fazer ligadas ao gênero Documentário.

Claro que tudo isso tem relação com o objetivo final do Caderno que é produzir um documentário, uma vez que só exercitando o olhar e conhecendo a prática será possível conceber e realizar o filme desejado com clareza das intenções e resultados correspondentes.

Na tabela a seguir, você consegue visualizar quais são as Oficinas e Etapas contempladas em cada Bloco:

Bloco 1

Situando o gênero documentário

Oficina 1

E esse tal de documentário, o que é mesmo?

Etapa 1

Fronteiras entre Documentário e jornalismo

Etapa 2

Fronteiras entre documentário e cinema de ficção

Oficina 2

O documentário e seus vários modos de existência

Etapa 1

O documentário expositivo

Etapa 2

O documentário observacional

Etapa 3

O documentário participativo

Etapa 4

O documentário reflexivo

Etapa 5

O documentário performativo

Etapa 6

O documentário poético

Bloco 2

A linguagem audiovisual

Oficina 1

Para início de conversa

Etapa 1

Unidades básicas da linguagem audiovisual

Oficina 2

Enquadramento

Etapa 1

O que define o enquadramento

Oficina 3

Movimentos de câmera

Etapa 1

Câmera fixa, câmera em movimento, movimento da lente

Oficina 4

Montagem

Etapa 1

Técnicas de colocar imagens em sequência

Oficina 5

O som no cinema

Etapa 1

A importância do som no cinema

Etapa 2

Sons diegéticos e extradiegéticos

Etapa 3

Os elementos sonoros

Os diálogos

O silêncio

A trilha musical

Os ruídos

Etapa 4

A equipe de som

Etapa 5

A edição e mixagem de som

Bloco 3

Pré-produção de documentário

Oficina 1

Produção e filmagem

Etapa 1

Uma ideia que caiba em 5 minutos

Etapa 2

A importância da pesquisa

Oficina 2

O processo de escrita

Etapa 1

Sinopse

Etapa 2

Argumento

Etapa 3

Roteiro

Etapa 4

Projeto

Bloco 4

Produção e pós-produção

Oficina 1

Produção

Etapa 1

Preparativos para filmagem

Oficina 2

Filmagem

Etapa 1

Dicas para uso de celulares nas gravações

Etapa 2

Filmagem em situação de entrevista

Etapa 3

Ações reencenadas para a câmera

Etapa 4

Filmagem em regime de urgência

Oficina 3

Edição e pós-produção

Etapa 1

Decupagem e roteiro técnico

Etapa 2

Edição de imagens

Etapa 3

Edição de áudio

Etapa 4

Narração e intertítulos

Oficina 4

Exercitando o olhar

Etapa 1

Aprimoramento

Etapa 2

Exposição ao público

Etapa 3

Grade de avaliação

Além da divisão em Oficinas e Etapas, o Caderno contempla as seguintes seções:

  • Para saber mais – onde você encontra informações adicionais relativas ao tema que está sendo discutido.
  • Referências – onde estão disponibilizadas as referências das obras citadas e outras sugestões para ler e ver.
  • Glossário – termos técnicos citados e seus significados. Toda vez que um termo técnico aparecer no texto, ele estará assinalado a fim de que você possa consultar o Glossário.
  • Descritores de avaliação – onde estão elencados os critérios de avaliação dos documentários produzidos.

É muito importante se familiarizar com a estrutura e propostas do Caderno para utilizá-lo da melhor forma. Para tanto, leia-o por completo antes de iniciar as atividades com os alunos.

Você pode adaptar as atividades sugeridas às necessidades de sua turma e aos seus objetivos didáticos.

Agora, é hora de se aventurar nesse mundo de imagens e sons em movimento! Bom trabalho!