Estudantes entrevistam Maria Pankararu

Maria Pankararu

Maria Pankararu. Foto: Verônica Manevy

Os alunos iniciaram o segundo dia entrevistando a indígena Maria das Dores de Oliveira, também conhecida como Maria Pankararu. A entrevistada respondeu perguntas sobre sua trajetória de vida, falou de dificuldades encontradas e das diversas conquistas realizadas no seu percurso formativo e na relação de uma indígena com a Universidade.

Em 2006, Maria Pankararu defendeu a tese “Afoyé, a língua do povo de mel”, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Celebrou o título na aldeia Brejo dos Padres, a primeira mulher indígena com doutorado, segundo registro da FUNAI.

Os estudantes saíram bastante inspirados para a produção de uma nova memória literária.

Ouça aqui a opinião dos alunos Gabriel Alonso – Salvador (BA), Osimeyre dos Santos – Ribeirão Preto (SP) e Renan Queiroz – Prado (BA) sobre a entrevista:

Ouça Maria Pankararu:

Veja aqui a algumas fotos da entrevista:

 

 

 


2 Comentários

  1. maria ana neide

    Fiquei surpresa e muito feliz em encontrar uma conterranea neste meio fazendo das dificuldades degraus para vencer.

    Responder
  2. ELIANE LIMA CERQUEIRA

    FELIZ PELAS MINHAS PARENTES DAREM MAIS PASSO ADIANTE A LUTA É SUA . A LUTA É NOSSA ! PARABÉNS E VAMOS ENFRENTE PARA AJUDARMOS OS OUTROS PARENTES QUE DEPENDEM DOS QUE TIVERAM UMA OPORTUNIDADE IGUAL A NOSSA ESTOU À DISPOSIÇÃO ESCREVO DO RIO DE JANEIRO E JÁ FAÇO A SEGUNDA FACULDADE . HOJE NA UERJ MARACANÃ EM HISTÓRIA LOCAL CIDADE DO RIO DE JANEIRO FIZ A PRIMEIRA FACULDADE DE ADVOCACIA CONTE COMIGO NOSSO POVO !! NOSSA GENTE !!! VAMOS NOS FALANDO E ESCREVENDO ME PROCURE NO FACE BOOK ELIANE CERQUEIRA . VOCE VERÁ LOGA UMA INDÍGENA PARENTE

    Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *