Indicações para leitura de férias

15 dezembro 2020

 

Indicações para um merecido descanso

Mais um ano chegou ao fim!

O ano de 2020 foi diferente, no início renovamos nossos planos, iniciamos novos ciclos e, então, a pandemia chegou ao Brasil e tudo mudou. Deixamos de lado alguns desses planos, sem esquecê-los, e traçamos novas metas para nos adaptarmos ao “novo normal”. Foram grandes desafios e incertezas, mas foi um ano, sobretudo, de novas aprendizagens.

Nesse clima de encerramento com pequenas comemorações e descanso, a equipe do Portal Escrevendo o Futuro preparou indicações com leituras, filmes, séries e canções como forma de levar acalanto e lazer para vocês.

Deixe suas sugestões nos comentários e conte o que você mais gostou!

 

Para visitar (on-line, claro!)

Em 10 de dezembro de 2020, Clarice Lispector completaria cem anos. Por isso o Instituto Moreira Salles criou um site contendo curiosidades sobre a vida da autora, sinopses de “livro a livro”, um acervo que foi disponibilizado integralmente com manuscritos, datiloscritos, cadernos, quadro pintados por Clarice, entre outros materiais para homenagear o centenário da escritora.

Vale muito a pena conferir! Clique aqui para conhecer mais sobre a vida e obra de Clarice Lispector.

 

Para ler

 

  • Torto Arado

Autor: Itamar Vieira Junior

Torto Arado é uma obra vencedora da 63º edição do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário.

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Fonte: https://todavialivros.com.br/livros/torto-arado

 

  • O Pênalti

Autora: Geni Guimarães

Nesta narrativa que conta a história dos irmãos Kamau e Kaiodê, que, apaixonados por futebol, vivem uma situação que os coloca em posições opostas. Neste novo livro, Geni Guimarães faz uso de suas premiadas habilidades literárias para abordar o que há de mais sensível e tenro nas relações humanas, e, ao representar a família de Kamau e Kaiodê, demonstra que é a ternura, o cuidado, o companheirismo e o amor que ditam as atitudes dos personagens, nos oferecendo um belo retrato de uma família negra que se ama e se cuida.

Fonte: https://www.editoramale.com.br/product-page/o-p%C3%AAnalti

 

  • Carolina: uma biografia

Autor: Tom Farias

Em Carolina: uma biografia, o jornalista Tom Farias apresenta a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus.  Da infância, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo onde se instalou na favela do Canindé.

Fonte: https://www.editoramale.com.br/product-page/carolina-uma-biografia

 

  • Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola

Autora: Sonia Rosa

Primeiro volume da Coleção Leituras e Mediações, o livro Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola apresenta um painel composto por temas introdutórios que todo educador interessado em incentivar a leitura e promover a literatura merece conhecer: ler para as crianças, leitura compartilhada, práticas leitoras, os contos populares, os profissionais do livro, entre outros.

Fonte: https://www.editoramale.com.br/product-page/entre-textos-e-afetos-formando-leitores-dentro-e-fora-da-escola

 

  • Garota, mulher, outras

Autora: Bernadine Evaristo

O pano de fundo dessas histórias é uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que as suas necessidades sejam atendidas e sem que sejam ouvidas. Nesse ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade.

Fonte: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14850

 

Para assistir

  • Os Miseráveis

Direção: Ladj Ly

Esse é um filme que pegou emprestado o título da obra de Victor Hugo, nele é retratado a história complexa de dois policiais que precisam lidar com a personalidade forte de um novo recruta. Os acontecimentos entre eles levam à protestos na cidade.

  • Coisa mais linda

Direção: Heather Roth, Giuliano Cedroni

Coisa mais linda é uma série brasileira na qual a história acontece na década de 1950. Maria Luiza, é paulistana e vai para o Rio de Janeiro em busca do marido. Logo em seguida ela descobre que foi abandonada por ele, a partir daí tudo começa a mudar. Na cidade carioca Malu se torna amiga de mulheres independentes e na companhia delas decide abrir um clube de Bossa Nova.

  • Rosa e Momo

Direção: Edoardo Ponti

Rosa e Momo é um filme baseado no livro A Vida Pela Frente. A  história se passa na Itália, onde Momo é um garoto orfão que mora com um médico. Rosa é uma mulher já mais de idade que cuida de crianças. Em um momento, Momo torna-se um dos garotos tutelados por “Madame Rosa” e assim entramos na linda conexão que nasce entre essas duas personagens.

  • A vida e a história de Madam C.J. Walker

Direção: Nicole Asher

Uma série de 4 episódios, baseada na vida de Sarah Walker, uma mulher que ficou conhecida por ser uma incrível empreendedora e construir o seu império de produtos de beleza.

 

Para ouvir

  • Benigno signo

Benigno signo é uma faixa que compõe o álbum de poesia musicada da poeta Mel Duarte, intitulado Mormaço - entre outras formas de calor.

  • Acorda, amor!

Acorda, amor! é um projeto do Sesc que conta com cinco grandes cantoras da música brasileira: Liniker, Luedji Luna, Letrux, Maria Gadú e Xênia França. Nesse disco, elas interpretam músicas que fazem parte do repertório nacional.

Você pode ouvir as faixas do álbum aqui.

  • Bom mesmo é estar debaixo D’Água

Bom mesmo é estar debaixo D’Água é uma faixa do segundo disco da cantora Luedji Luna. A música pertence ao álbum com mesmo título, que não é apenas um álbum comum, é um álbum visual, ou seja, ele precisa ser ouvido e visto.

One thought on “Indicações para leitura de férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *