A OCASIÃO FAZ O ESCRITOR

“Um cronista é um indivíduo encharcado de seu tempo.”

Affonso Romano de Sant’Anna

Bem-vindo ao especial do gênero Crônica! A seguir você encontrará uma seleção de materiais que complementam e ampliam o trabalho proposto na Coleção da Olimpíada. Por isso, antes de continuar, é importante que você conheça bem todas as atividades do Caderno do Professor. Leia, reflita e se organize.

Crônicas da Imaculada

“Ao trabalhar a crônica, a gente faz uma pausa no ritmo alucinado dos dias modernos”

Maria Imaculada Pereira, professora e uma das autoras do caderno A ocasião faz o escritor, fala das especificidades do trabalho com a crônica e dá dicas de aspectos que considera essenciais na escrita desse gênero.

GÊNEROS EM PAUTA

Bate-papo virtual sobre o trabalho com os gêneros Memórias Literárias e Crônica.

PÍLULAS DAS OFICINAS

Em 2016, algumas oficinas dos Cadernos do Professor foram atualizadas. Para que você tenha uma ideia do que vai encontrar lá, selecionamos alguns textos e recursos didáticos para te animar!

Catadores de tralhas e sonhos

Crônica de Milton Hatoum, utilizada na Oficina 2.
      


     

Oficina 9 | 4ª etapa

O aperfeiçoamento do texto e a criação do título

Nesta etapa, além da criação do título, uma característica fundamental para o aperfeiçoamento será trabalhada: a pontuação. Após o texto ter sido finalizado, esse aspecto deve ser cuidadosamente revisado e aprimorado em uma releitura dedicada exclusivamente a isso.

COMO NASCE UMA CRÔNICA

“Acho que crônica é uma espécie de lupa que você coloca em um assunto. E qualquer assunto que você olhar com uma lupa é interessante”

Antonio Prata, jovem cronista, concedeu uma entrevista para a revista Na Ponta do Lápis, nº 26. Ouça um trecho da conversa e leia a entrevista na íntegra.

Foto: Veronica Manevy

Com a palavra: o cronista

Criatividades e narrativas – Humberto Werneck

No III Seminário de Jornalismo Cultural, o escritor fala do processo de sua escrita e do leitor, além de refletir sobre o ato de escrever.

Umas Palavras – José Castello
   

O jornalista conversa sobre sua relação com a literatura e do seu trabalho de crítica literária – que ele prefere chamar de “crônica literária”.

JOGO: CROGODÓ

Uma boa crônica não pode se limitar à descrição de espaços e fatos. É muito importante que os alunos consigam, em seus textos, iluminar um episódio do cotidiano a fim de gerar emoção, graça, reflexão ou até estranhamento. O jogo Crogodó ajudará a turma a compreender melhor esses aspectos de literariedade e ficção do gênero Crônica.

  

COM QUE CRÔNICA EU VOU?

A revista Na Ponta do Lápis nº 16 traz uma proposta especial: a escrita de crônicas a partir da música brasileira. Como pontapé inicial, foi escolhida a obra de Noel Rosa, grande sambista e compositor.
  

CRÔNICAS MUSICAIS

Como sabemos, há músicas que são verdadeiras crônicas e é por isso que a equipe da Olimpíada selecionou algumas para inspirar você. Que tal escrever um texto do gênero a partir dessas canções?
   

Domingo no Parque | Gilberto Gil
Construção | Chico Buarque
De Frente pro Crime | João Bosco

DE OLHO NA CIDADE

As fotografias abaixo foram feitas por alunos semifinalistas de 2012, em Curitiba.
O que essas imagens revelam, contém, escondem, denunciam, valorizam da vida do lugar? Qual delas sugerem uma crônica?

Blog Cronicanto

Em cada país, cidade, bairro, rua, calçada, casa, comércio… em cada canto e aos quatro cantos do mundo, uma situação acontece e uma possível crônica canta, grita, ri, homenageia, denuncia e fotografa, embalada pelo olhar atento do autor. É por este motivo que o Cronicanto nasce, pela reunião de jovens cronistas que se encontraram na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2012, em Natal/RN, e têm muito o que dizer.

Vindos de diferentes localidades brasileiras, de norte a sul do país, os cronistas que aqui estão reunidos construíram laços de amizade e os fortificaram ainda mais no ambiente virtual, o que permitiu o surgimento deste projeto.

  

OFICINA REGIONAL 2014 - Crônica

Veja como foi a Oficina Regional de Crônica 2014, que aconteceu em Porto Alegre. Na ocasião, alunos e professores semifinalistas de todo o Brasil vivenciaram atividades culturais e pedagógicas, onde puderam aprimorar sua escrita.

PARA SABER MAIS

O exercício da crônica

Texto de Vinicius de Moraes.
  
  

O Valor da Crónica de Jornal

Texto de Eça de Queirós.
  
  

Jornal literário Rascunho

Além de crônicas, o Rascunho publica ensaios, resenhas, entrevistas e ilustrações.

Vida Breve
  

Semanalmente, uma dupla formada por um cronista e um ilustrador publica seu trabalho.

COLETÂNEA DE TEXTOS FINALISTAS 2014

Esta coletânea reúne os 38 textos finalistas de 2014, na categoria Crônica. É para inspirar você e seus alunos!
  

SEMPRE TEMOS UM CANAL ABERTO COM VOCÊ

Dúvidas ou sugestões? Compartilhe conosco! Não se esqueça de deixar seu comentário, queremos ouvir (ler) você.