O Banho de São João

(P. H. B. M.)  

Numa terra cercada de morros, cortada por grandes avenidas de palmeiras onde cantam sabiás, garças, tuiuius... tem a mais bela cultura; minha cidade altaneira, minha bela Corumbá.

Em junho, sentado numa das pontas da ladeira, observo absorto o descer e subir de pessoas agitadas, alegres e barulhentas. A ladeira toda enfeitada de bandeirinhas coloridas, andores de São João, fogueiras acesas na beira do Rio Paraguai e os barulhentos fogos de artifício. De repente, surge o primeiro andor e atrás dele todo o povo alegre em sua cantoria, eufóricos em sua marchinha em louvor a São João “Deus te salve João, Batista Sagrado...”, um belo andor, cheio de flores e no centro, em destaque, São João, o dia é só dele!

Festa de São João, destaque da cultura pantaneira

Fecho ligeiramente os olhos e continuo a observar, lá embaixo, ruas enfeitadas com barracas coloridas e muitas bandeirolas, balões, etc. Uma fogueira clareia toda a margem do Rio Paraguai, com sua língua de fogo. O mastro de São João está lá, como que para receber todos os visitantes. As crianças correm entusiasmadas nas suas roupas remendadas e as meninas elegantes em seus vestidos de xita e maria chiquinha nos cabelos, estão prontos para dançar a quadrilha de São João. Eita santo festeiro!

E passam as senhorinhas compenetradas a rezar suas ladainhas, sete voltas ao redor do mastro e, já sem conter mais o entusiasmo, chega a hora esperada, o Banho de São João às margens do majestoso Rio Paraguai!

Os festeiros se banham, jogam água no santo em simbologia ao batismo de São João. Riem, choram... as emoções se confundem naquela adoração, quase em êxtase cantam animados “Deus te salve João...” e agradecem: “Obrigado meu São João”.

Então, levanto-me e saio a caminhar, ouço, ao longe, o som do atabaque a ecoar. Avisto um terreiro de umbanda e eis que surge a figura de um orixá, os sinos tocam a anunciar a chegada de xangô. Mas essa é outra crônica. 

*Esse texto faz parte do acervo da Olimpíada, constituído por diversas edições do Programa.