Pular para o conteúdo

Poesia eternizada

6 de novembro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

A Olimpíada de Língua Portuguesa preparou uma surpresa muito especial para os estudantes participantes do Encontro de Semifinalistas, na categoria Poema.

No espaço onde é realizado o evento, foi montado um estúdio profissional de gravação. Todos os estudantes foram convidados a ler um trecho do poema que os conduziu até esta etapa. A partir da gravação em estúdio, produzida pelo músico, compositor e arranjador Luiz Ribeiro, as poesias receberam tratamento em áudio e trilha sonora exclusiva. 

No terceiro dia de atividades, os estudantes ouviram as gravações com as suas vozes e se emocionaram muito. Todos receberam os arquivos como presente, para levarem de volta ao lugar onde vivem e compartilharem com o seu povo. 

Confira todo o processo, desde a gravação da leitura dos poemas até a audição dos textos sonorizados, eternizados no pendrive das poesias e na lembrança dos jovens poetas:

 

 

 

  • Participei da olimpíada trabalhando o gênero documentário, o que me trouxe grandes momentos de emoção, aprendizado e desespero. Esse último, por não dominar as particularidades do gênero, mas isso não foi impecilio para mim e nem para minha equipe de estágiarios. Buscamos parcerias com estudantes de jornalismo e de cinema para nos auxiliarmos em algumas oficinas, tivemos também a exibição de um documentário premiado e gravado em um bairro de BH. Um dos diretores desse documentário mineiro “Na missão com Kadu” esteve presente e abriu uma roda de conversa com os alunos para falar do processo de criação audiovisual. Foi um momento muito marcante e de grande contribuição para a realização do nosso trabalho com o gênero. O documentário selecionado da nossa escola nos colocou como finalista da etapa municipal. Agora aqui, lendo e ouvindo as produções finalistas da Olimpíada de língua portuguesa, me emocionei com tamanha riqueza que todos os gêneros textuais trouxeram. Em especial, o gênero Poema me comoveu mto e me fez pensar em outras possibilidades de trabalha-lo em minhas aulas. Deveria haver um incentivo maior, por parte da escola, para que todos os professores de língua portuguesa participassem do processo.

  • Magnífico! Um talento incrível. Muito feliz por participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Um aprendizado para vida. Estudantes com uma riqueza cultural imensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *