Pular para o conteúdo

Maria Luísa: poesia e engajamento

30 de outubro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Maria Luísa Nascimento dos Santos saiu atrasada de sua casa em Xique Xique (BA) para vir ao Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. O motivo? Estava terminando de escrever uma poesia para apresentar no sarau do evento. Ela conta que sempre quis ser escritora e quando viu, no blog de crônicas, que havia um sarau com apresentações dos alunos, resolveu que iria participar. “Escrevi o início deste poema há muito tempo, num momento de inspiração, aí resolvi terminá-lo”, diz.

O poema, que chamou a atenção por sua força e engajamento, foi inspirado nas mulheres de sua família. “Minha mãe nos criou, meus irmãos e eu, sozinha. E sempre foi minha base, junto com minhas avós. Quero ser uma mulher igual a elas”, explica.

O poema também fala muito da questão racial. Ela conta que se considera negra, mas que já se sentiu perdida em relação a esses conceitos. “Me disseram que eu não era negra, mas parda. Minha mãe diz que pardo é cor de saco de ovo. Somos negros e brancos, não importa se mais escuro ou mais claro, não é por isso que não vou ser negra. Ser negra é ok.”

Ao ver tantos colegas talentosos, Maria Luísa diz que quase desistiu de se apresentar, mas, incentivada por uma amiga, tomou coragem e leu seu poema. Confiram no vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *