Pular para o conteúdo

São Paulo em cartaz

Uma metrópole de 12 milhões de habitantes, feita por pessoas vindas das mais diversas regiões do Brasil e do mundo, com suas culturas, tradições e línguas. São Paulo reúne muitas histórias. E são muitas as formas de contá-las: pela literatura, música, artes plásticas, filmes e documentários. Para todos esses formatos, a cidade concentra um grande número de museus, teatros, exposições, centros culturais e cinemas. Desde os grandes sucessos até as pequenas produções de outros continentes, aqui há espaço para todos nas salas de exibição.

São Paulo tem dois grandes festivais voltados para o audiovisual. A Mostra Internacional de Cinema exibe, desde 1977, produções de todo o mundo, de cineastas reconhecidos e novatos. Em 2019 foram exibidos 327 títulos de 52 países em espaços como cinemas, centros culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções ao ar livre e filmes de realidade virtual.

A cidade recebe também o É tudo verdade – Festival Internacional de Documentários, que há 24 anos reúne curtas e longas-metragens do Brasil e do mundo. Os temas abordados nesse cinema da verdade são os mais variados possíveis: acontecimentos históricos, políticos, questões sociais, mas também o dia a dia das pessoas, a arte, a música, o esporte… As boas histórias são muitas, assim como o olhar de cada documentarista.

 

Pontos turísticos


A cidade ainda possui espaços voltados para a arte audiovisual. O Museu da Imagem e do Som (MIS) é dedicado à fotografia, aos filmes, vídeos e cartazes. Além de exibições e exposições, realiza cursos e eventos. No Instituto Moreira Salles (IMS), encontramos importantes exposições de fotos e mostras de documentários. O espaço
que também organiza debates, cursos e conta com uma biblioteca fica na Avenida Paulista. Depois da visita, vale caminhar entre os grandes prédios da região para conhecer as salas de cinema alternativo e os centros culturais, como o importante Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Responsável pela preservação da produção audiovisual do país, a Cinemateca Brasileira é outro lugar imperdível. Lá, mais de dois mil rolos de filmes guardam cerca de 30 mil títulos, produzidos desde 1895, entre filmes de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros. Roteiros, cartazes de filmes, livros, revistas e até documentos históricos de censura também se encontram no local, que é muito usado por pesquisadores da área. Na Cinemateca também há um laboratório de restauração, que recupera obras danificadas. Na visita ao espaço, após assistir a um filme, não deixe de visitar a sala de exposições.

 

Embarque imediato


E que tal, antes mesmo de chegar, já conhecer um pouco mais sobre São Paulo através dos documentários que retratam a cidade? Nesta
seleção há uma série de filmes, disponíveis na internet, que abordam diferentes aspectos da vida na capital paulista. Pegue a pipoca e comece a viagem agora mesmo!

Outra forma de conhecer um lugar a distância é por meio da obra de seus artistas. Na literatura, São Paulo tem autores consagrados como Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Lygia Fagundes Telles. Já entre os novos talentos, encontramos escritores como Ferréz, que fala sobre o cotidiano nas periferias da cidade, e Ryane Leão, que usa a poesia para falar de amor, violência e a vida na cidade como mulher e negra.

 

O que levar?


 
– Roupas: O tempo em São Paulo pode ser bastante imprevisível e a temperatura pode variar bastante de um dia para o outro, por isso é bom estar preparado. É importante trazer roupas frescas para os dias mais quentes, como camisetas de algodão, mas não esqueça de incluir um casaco fino para a noite, quando a temperatura pode cair. Inclua também um casaco mais quente de reserva. Aposte na combinação de roupas leves com um casaquinho ou jaqueta, caso o dia esfrie. A previsão para novembro é de que a temperatura varie entre 16° e 27°.

– Sapatos: Não esqueça de trazer tênis confortáveis para poder caminhar, além de um sapato fechado, caso chova. Um guarda-chuva também é uma boa pedida para esta época do ano.

– Proteção: Não esqueça o protetor solar. O clima em grande parte do ano pode ser bastante seco e o sol pode castigar. Também é importante cuidar da hidratação e beber muita água.

– Saúde: Traga um pequeno kit com remédios que já tenha o costume de usar. Por conta do ar seco, soro para o nariz e antialérgicos são importantes para quem tem problemas respiratórios.

– Caneta e papel: Não esqueça de trazer caneta e um bloquinho de papel para anotar suas ideias de roteiro e inspirações de todo tipo.