Pular para o conteúdo

Ludimila Carvalho dos Santos: “Chaves (s)em elos”

13 de novembro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

No sarau da Olimpíada que aconteceu nessa terça-feira, Ludimila Carvalho dos Santos chamou a atenção de todos ao recitar o poema “Chaves (s)em elos”, de sua autoria. “A inspiração do poema nasceu a partir de conversas com uma mulher da comunidade que eu admiro muito”, diz. A estudante conta que essa mulher passou por um forte processo de empoderamento, então é sobre isso que os seus versos falam: “eu a trato como uma mulher desse processo, dos elos que foram quebrados, de ser uma dona do mundo“. A semifinalista diz que costuma escrever “pelo menos um poema por mês” e que terminou esse há pouco tempo.

Ludimila vive na comunidade quilombola Dona Juscelina, localizada no município de Muricilândia, no norte do estado de Tocantins. A comunidade carrega o nome da matriarca do lugar, hoje com 90 anos, que chegou ao local nos anos 60. “Ela chega e revoluciona todo o padrão, ela faz com que todos ali entendam que já era hora de pararem de temer. E ela vem acordar o sentimento de pertencimento na região – e faz isso através da cultura, que é o principal marco da nossa história. O Festejo da Abolição, por exemplo, costumamos dizer que é o evento que marca o nascimento da comunidade”.

A leitura do poema “Chaves (s)em elos” você confere abaixo:

 

  • Uma adolescente que hora vem brilhando e que brilhará sequencialmente pela bravura da sua coragem e inspirações culturais do lugar onde vive terra rica e berço dos seus ancestrais que lhe corre sangue na veia!Parabéns geração futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *