13 de novembro de 2019
Para os encontros de Documentário, gênero desenvolvido pela primeira vez na Olimpíada de Língua Portuguesa, foram convidados diversos especialistas do audiovisual. Eles trabalharam com professores e alunos, a fim de ajudá-los no aprofundamento da linguagem e das técnicas de roteirização e gravação de vídeos. Assista o vídeo com o depoimento de dois deles sobre a experiência de trabalho com os alunos e conheça mais sobre suas trajetórias.
Renato Candido de Lima é cineasta, mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP e professor convidado da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (SP). Em suas produções, Renato trabalha a questão da representação negra no Brasil, além de ser vice-presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Também é um dos Roteiristas premiados com o Emmy Kids Awards pela série Televisiva Pedro e Bianca.
Já Willem Alves Dias, também convidado para esta categoria da 6ª edição do concurso, é montador, produtor e roteirista. Com Os matadores (1997), de Beto Brant, ganhou o Kikito de melhor montagem no Festival de Cinema de Gramado. Entre os filmes mais conhecidos de seu currículo estão O Invasor (2002) e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2011), também parcerias com Beto Brant, e De menor, de Caru Alves de Souza, e Cabra-cega (2004), de Toni Venturi.