Pular para o conteúdo

Poesia para aquecer a alma

25 de outubro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

“Trabalho poesia para o aluno aquecer a alma e se preparar para outros textos. Às vezes uma rima toca o coração.” É com esse encanto pela palavra que Suzana Maria Cabral, de Espumoso (RS), apresenta a língua portuguesa para seus alunos.

A professora, que publica seus poemas no jornal da cidade, o Folha Espumosense, fala de seu gosto pela literatura. “Sempre me encantei pelas rimas, pelos jogos de palavras, travalínguas…” Para estimular seus alunos, além de oficinas de leitura e escrita, ela organiza saraus na escola. “Faço um pequeno palco, um cenário com instrumentos musicais e cartazes, e convido os alunos a se apresentarem.”

Suzana ainda conta da importância de incentivar os alunos a escrever: “eles precisam ter contato com a escrita, fazer textos sobre a sociedade, a família, seu animalzinho de estimação… E a gente precisa escutar, deixar eles falarem e escreverem à maneira deles.”

No vídeo abaixo, ela recita trechos de uma composição de sua autoria, um poema que fala sobre a lenda do Minhocão do rio Jacuí, que passa em sua região: “venho de uma cidade muito pequena, mas ela que me trouxe até aqui”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *