Pular para o conteúdo

Crônicas de uma imagem

25 de outubro de 2019

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Hoje o dia começou com muito trabalho para os estudantes do Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Logo pela manhã eles receberam impressas as fotos que fizeram durante o passeio à Pinacoteca, para se inspirar e produzir uma nova crônica.

As fotografias dos alunos trouxeram uma grande diversidade de olhares sobre a cidade e o museu. O colorido dos grafites, a geometria dos prédios, o caos do trânsito, os vendedores ambulantes e catadores de lixo fotografados através das janelas dos ônibus mostram um olhar crítico e sensível. A Pinacoteca também rendeu boas imagens. Os alunos se interessaram principalmente pelos quadros do Brasil rural, estátuas clássicas e pela orquestra que tocava no espaço.

“Alguns trabalharam edição de imagem, usaram fotos preto e branco. O resultado ficou muito interessante. Eles trouxeram temas de denúncia social, resgate da memória, contrastes e algumas imagens muito poéticas”, diz o formador Antônio Gil Neto. Ele conta que discutiu com os alunos a diferença entre título de um texto e legenda de foto, que tem suas especificidades.

Após esse trabalho, os alunos iniciaram a redação de uma nova crônica, baseada nas fotos realizadas ontem. “Eles ficam muito ansiosos com esse momento, e com a premiação, mas conversamos com eles sobre os ganhos materiais e imateriais. Mais que uma medalha, o maior ganho é passar por toda essa experiência com alunos de todo o Brasil”, lembra a formadora Joyce Alcântara. Ao finalizarem a produção de suas crônicas, os alunos ainda puderam conferir uma exposição que foi montada com as fotos de todos eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *