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Um debate e uma lição dos jovens

18 de novembro de 2019

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Com argumentos objetivos, sustentados em dados e pesquisas, os alunos fizeram perguntas e rebateram argumentos com réplicas e tréplicas dentro do tempo cronometrado. O debate sobre o futuro da Amazônia, realizado pelos alunos do Encontro de Semifinalistas na categoria Artigo de Opinião, empolgou, demonstrou a consistência dos jovens participantes e também deu um exemplo de respeito à voz e à vez do outro. Uma lição para todos nós.

Na preparação para a discussão, os estudantes foram divididos em grupos que defenderiam duas posições diferentes: a favor de priorizar a conservação ambiental ou a favor de privilegiar o desenvolvimento econômico na região. Além disso, havia outros quatro grupos de provocadores, que se dedicaram a pesquisar sobre as diversas temáticas envolvidas na questão e a formular perguntas para os debatedores.

Os jovens defenderam a importância da biodiversidade amazônica, de seu papel na preservação da água em todo o planeta e de práticas sustentáveis de desenvolvimento. Do outro lado, a diferença entre uma exploração ilegal e predatória de uma que seja controlada e voltada para a melhoria da vida das pessoas deu o tom. Longe de extremismos, as posições ponderadas e bem fundamentadas apresentaram a complexidade de nosso mundo.

Ao final, uma votação eletrônica apontou a posição vencedora na opinião dos jovens. Com dez votos de diferença, o grupo que defendia a conservação ambiental foi apontado como favorito, com 57%. O resultado apertado – o grupo de desenvolvimento econômico levou 43% dos votos – mostrou o equilíbrio do debate.

Confira um vídeo com alguns momentos da discussão:

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