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sua prática / sala de professoras

Gêneros nos anos iniciais: diversão que ensina

Portal Escrevendo o Futuro

01 de agosto de 2023

Boa tarde Olimpia!

Sou Gloria Maria Alexandre Herculano, moro na cidade de Laranjal Paulista (SP). Leciono na zona rural da cidade de Tietê (SP) para turmas do 3º ano do Ensino Fundamental; a faixa etária dos alunos é entre 8 e 10 anos.

Estou cursando o primeiro módulo do curso “Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Gostaria de saber: que sugestão você poderia me dar para trabalhar com meus alunos? No caso, que gêneros textuais posso utilizar?

Obrigada!

Como posso trabalhar gêneros nas séries iniciais? Sou Cecília Camponogara Viera, de Uruguaiana (RS). Trabalho em escola pública estadual com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Adoro trabalhar gêneros e gostaria de saber um pouco mais para poder acrescentar em minhas aulas.

Atenciosamente,

Cecilia

Caras Glória e Cecília,


Semana passada, respondi à pergunta de três educadoras (Jussara, Marislaine e Maria de Lourdes) sobre a seleção de gêneros voltados ao Ensino Fundamental (EF) e a utilização da sequência didática como modo de planejar esse trabalho em sala de aula.

Ao ler as perguntas de vocês, fiquei pensando que seria interessante agrupá-las e respondê-las na sequência da anterior, por ser uma forma de continuar a conversa, podendo ajustá-la agora ao início do EF.

Como vocês duas trabalham com o 3o ano, acredito que os alunos já tenham vivenciado experiências na escola (e fora dela) com gêneros que ”divertem e ensinam”, como cantiga de roda, quadrinha, trava-língua, adivinha e parlenda. De todo modo, entendo que vale a pena recuperar esses e outros gêneros da tradição oral para propor atividades que partam do conhecimento prévio dos alunos e possam ampliá-lo, em função do estudo e da produção oral e escrita desses gêneros. Assim, vocês poderão contar com o envolvimento das famílias no registro de gêneros orais conhecidos para a troca entre as crianças na sala de aula e, até mesmo, posterior apresentação dos textos pelos alunos para toda a comunidade, favorecendo um trabalho reflexivo, que reúne as pessoas e promove momentos singulares de brincadeiras com as palavras, cheias de expressão, ritmo e sonoridade. Afinal, sabendo o que e para que dizer, as crianças poderão ter mais chances de explorar o como dizer, não é mesmo?

Além de tudo disso, acredito que nosso trabalho com os alunos dos anos iniciais pode estar voltado aos poemas, listas, receitas culinárias, instruções de montagem de objetos, regras de jogos e brincadeiras, bilhete… Enfim, gêneros que também poderão fazer parte da vida dessas crianças e que ganharão, pelo estudo feito na sala de aula, formas ainda mais consistentes de serem produzidos por elas, revelando tanto a possibilidade do brincar pela/com a linguagem, como usos da escrita que são (ou poderão se tornar) mais frequentes.

Falamos de vários gêneros e ainda temos muitos de fora dessa conversa e que são igualmente importantes, como os contos, fábulas, lendas, biografias, textos de divulgação científica, notícias, reportagens, entre tantos outros. Como puderam ver, há uma diversidade de gêneros a conhecer, estudar ou mesmo ampliar modos de ler e escrever, mas temos de fazer escolhas, em função da investigação sobre a realidade (o que os alunos já sabem) e necessidades de nossos alunos (o que eles precisam saber), certo? Então, vamos ler muito para eles (aliás, outra forma de diversão e prazer pelas/com palavras) e contar com a ajuda de professores dos anos posteriores, que poderão auxiliar na análise mais detalhada de gêneros que, nesse momento, não ocuparão lugar de destaque em termos da produção das crianças.

Para ajudá-las nessa caminhada promissora, há duas dicas de leitura, que podem se somar ao que sugeri na semana passada: a primeira é o Caderno de Orientações Curriculares da Prefeitura de São Paulo, com uma proposta de seleção de gêneros para o EF e diversas reflexões sobre o que se espera da aprendizagem dos alunos em cada ano desse segmento. A segunda, para além da própria indicação da Glória sobre o PNAIC, é uma publicação do MEC chamada ”Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade”, voltada ao essencial trabalho com gêneros e as relações entre alfabetização e letramento nos anos iniciais do EF.

Divirtam-se também com as leituras e sucesso!

Obrigada pelo envio das perguntas, um abraço e até já,

Olímpia

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